A Lexus tem, finalmente, um modelo "acessível" de entrada na marca. O LBX, um crossover, vai navegar no cobiçado segmento B e teve a sua apresentação em Portugal, na zona de Aveiro. Um híbrido de luxo que Já chegou aos concessionários.
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Foi entre a "Veneza portuguesa" e a Costa Nova que o LBX se deu a conhecer. Um crossover compacto - mede 4,19 metros de comprimento -, com uma estética bem menos exuberante que os seus irmãos da marca sendo, por isso, mais consensual, bem equipado e com o toque de qualidade próprios do segmento Premium no qual a Lexus se insere.
O contacto dinâmico com o LBX (de Lexus Breakthrough Crossover, literalmente "Crossover Inovador") foi breve, mas percebeu-se que é na cidade que este SUV se sente como peixe na água.
Conseguimos circular na maior parte do tempo em modo elétrico, num habitáculo requintado, embora não muito espaçoso (o LBX herda a plataforma e a mecânica do seu "primo" Toyota Yaris Cross, debitando agora 136 cavalos), em especial nos lugares traseiros.
Saindo da cidade, a caixa CVT, que ali se revelava discreta, faz-se ouvir quando em aceleração. Sobem as rotações e o ruído, que a marca japonesa tem cuidado de atenuar a cada novo modelo, sem correspondência real com a velocidade. Mas não é defeito, é mesmo feitio. Basta levantar ligeiramente o pé, e volta a serenidade.
E ainda houve tempo para um percurso fora de estrada, prova da polivalência do modelo.
Aerodinâmica
Sobre a estética a marca destaca que a frente do LBX "apresenta o novo “rosto” Lexus", sublinhando a grelha fusiforme, que aqui foi "repensada como uma unidade mais pequena, unificada e sem moldura, que se integra na carroçaria" e as luzes diurnas e indicadores de mudança de direção, agora juntos numa única unidade, com o clássico motivo “L” da Lexus invertido.
A otimização dos consumos levou a Lexus a procurar o melhor desempenho aerodinâmico e "do teto ao spoiler e à assinatura de luz traseira, todos foram moldados para desviar o fluxo de ar para cima e para longe do carro".
E, nesse sentido, também as molduras da linha de cintura estão alinhadas com a carroçaria e há aletas na borda inferior das soleiras laterais, fundamentais para a eficiência aerodinâmica, "juntamente com o contorno preciso dos cantos e das laterais do para-choques dianteiro".
Com um peso contido de 1280 quilos, o LBX tem um consumo médio anunciado de 4,8 l/100km, atinge os 170 km/h e chega dos 0 aos 100 km/h em 9,2 segundos.
Segurança
De série todos os LBX dispõem do Lexus Safety System + de terceira geração, que inclui sistemas avançados de assistência ao condutor para prevenir acidentes.
O sistema monitoriza constantemente a envolvente, emitindo alertas quando é detetado risco de acidente e prestando assistência quando necessário, agindo sobre a direção, travagem e motorização – para ajudar a prevenir uma colisão.
Acresce que o sistema centra automaticamente o carro na sua faixa, a uma distância segura do veículo da frente e à velocidade ideal para fazer uma curva.
O LBX pode estacionar sozinho Ae até dispensa a presença do condutor no seu interior. Com o Sistema de Estacionamento Remoto, o condutor pode iniciar o estacionamento automático fora do carro através de uma aplicação no smartphone, que também pode ser usada para ligar e destrancar o carro e permite a partiolha até cinco pessoas.
Por fim, o "e-Latch", sistema elétrico de abertura e fecho de portas utiliza o Safe Exit Assist, uma função que evita automaticamente a abertura da porta quando é detetada a aproximação de tráfego.
No que diz respeito ao sistema de infoentretenimento, o LBX tem, em algumas versões, um ecrã digital de instrumentos de 12,3 polegadas, com uma estética muda de acordo com o modo de condução selecionado.
Na consola central, há um ecrã tátil de 9.8 polegadas onde é operado o sistema multimédia Lexus Link Connect, que inclui navegação baseada “na nuvem”, constantemente atualizada com as mais recentes informações de trânsito, e um agente de voz que reconhece comandos simples.
As atualizações de software de segurança e multimédia são enviadas remotamente (Over-The-, ou OTA) podendo ser instaladas quando o condutor entender ser mais conveniente.
O LBX está disponível nas versões LBX (34.950 euros), Elegant (38.750€), Emotion (41.750€), Relax (44.250€), Cool (44.600€) e Cool+ (47.750€).