A missão parecia impossível: fazer 650 quilómetros de uma assentada num SUV elétrico em autoestrada, a uma velocidade "normal". Conseguimo-lo num Leap C10 REEV (Range-Extended EV), depósito cheio e baterias carregadas, ligando Lisboa a Madrid. E ainda tínhamos para mais 70 quilómetros.
Corpo do artigo
A Leap é uma nova marca chinesa, detida a 51% pela Stellantis, que, no C10, decidiu fazer diferente para eliminar de vez com o stress da autonomia num veículo elétrico. Recorre a um motor a gasolina, de 1.5l de cilindrada, apenas para carregar as baterias que alimentam o motor.
Já outras marcas o fizeram no passado, mas o conceito foi agora retomado e os REEV têm vindo a crescer na China desde 2020, com a adoção dessa solução a acelerar a um ritmo sem precedentes. Segundo a Leap Motor, em 2023, as vendas cresceram mais de 166% e, no ano passado, foram comercializados mais de um milhão de unidades.
Para testar a autonomia (que é de 145 quilómetros com a bateria carregada a 100%) a marca decidiu ligar as duas capitais ibéricas, num total de 650 quilómetros, 95% dos quais em autoestrada. E numa paragem em Mérida, sensivelmente a meio do percurso, chegámos com 550 quilómetros de autonomia.
Uma viagem tranquila, num silêncio que demonstrou o bom trabalho feito no domínio da aerodinâmica e na insonorização do habitáculo. O motor a gasolina é extremamente discreto e só acima dos 120 km/h se nota um ou outro barulho aerodinâmico.
Bem equipado, com um vasto teto panorâmico, o C10 peca pelo excesso de funcionalidades apenas acessíveis no monitor central e por alguma rudeza da suspensão quando o piso se degrada.
Chegamos a Madrid com 70 quilómetros de autonomia, mas, no percurso inverso (a marca dividiu os jornalistas em dois grupos), um Leap C10 chegou a Lisboa com energia para mais 150 kms. Uma diferença que se pode explicar pela orogafia. pois a base do evento em Sacavém, encontrava-se a 70 metros de altitude, acima da linha do mar, enquanto Madrid está 610 metros acima dessa marcação.
Especificações técnicas
O Leapmotor C10 mede 4,73 metros de comprimento, 1,9 m de largura e 1,6 de altura, para uma distância entre eixos de 2.825 mm.
A bagageira oferece 400 litros de capacidade, extensível até 1.375 litros com os bancos rebatidos. A altura ao solo é de 180 mm e o peso bruto chega aos 1.980 kg.
Na vertente elétrica, o C10 conta com um motor de 158 kW (215 cv) e 320 Nm de binário, alimentado por uma bateria de 28,4 kWh.
O extensor de autonomia é assegurado por um motor a gasolina de 1,5 litros, com quatro cilindros em linha e 50 kW de potência, associado a um depósito de 50 litros.
Em termos de desempenho, o SUV acelera dos 0 aos 100 km/h em 8,5 segundos, alcançando uma velocidade máxima de 170 km/h. A autonomia em modo elétrico é de 145 km em ciclo combinado WLTP e 191 km em cidade, enquanto a autonomia total ultrapassa os 970 km.
A nível de chassis, a tração é traseira (RWD), com suspensão McPherson à frente e multi-link atrás, travões de discos ventilados e jantes de 20 polegadas em liga leve, equipadas com pneus 245/45R20.
No interior, o C10 destaca-se pelo ecrã central de 14,6"" em alta resolução, o cluster digital de 10,25"", sistema de navegação online, loja de aplicações, 12 altifalantes e atualizações OTA (Over-the-Air).
A segurança é garantida por sete airbags e um pacote de 17 sistemas de assistência à condução (ADAS).
Conforto
O C10 tem um teto panorâmico com cortina elétrica, bancos dianteiros ventilados e aquecidos com ajustes elétricos (condutor em seis posições e passageiro em quatro), banco traseiro rebatível 40/60 com apoio de braços central e encosto regulável.
Na climatização, o SUV adota ar condicionado automático bi-zona com saídas de ventilação elétricas ocultas, enquanto na assistência ao estacionamento conta com sensores traseiros, câmara 360º, chassis transparente e visão da roda.
O equipamento inclui ainda faróis LED automáticos, luzes traseiras com animação, carregador wireless para telemóvel, portão de bagageira elétrico e função V2L (Vehicle-to-Load), permitindo alimentar dispositivos externos a partir da bateria do veículo.
O C10 REEV aposta em preços competitivos e está disponível em Portugal em duas versões de equipamento, que custam 37.454 euros e 38.954 euros (versão Design).