A marca chinesa de veículos elétricos Leapmotor prepara-se para iniciar a sua atividade comercial em Portugal já no próximo mês de abril. Chega com dois modelos - o T03, um citadino e o T10 um SUV do segmento D - a preços concorrenciais.
Corpo do artigo
A entrada no mercado nacional é concretizada através da Leapmotor International, uma joint-venture liderada pela Stellantis, que detém uma participação maioritária de 51%, ficando os restantes 49% com a Leapmotor.
Esta parceria visa impulsionar a venda dos veículos de novas energias (NEV) e de alta tecnologia da Leapmotor em diversos mercados internacionais, incluindo Portugal.
Para o lançamento em Portugal, a marca aposta no Leapmotor T03, um compacto citadino elétrico de cinco portas, com uma bateria de 37,3 kW que oferece 265km de autonomia no ciclo combinado WLTP e até 395 km no ciclo urbano.
Num breve contacto na zona de Cascais, e deixando de lado as considerações estéticas, pois são evidentes algumas semelhanças com o Smart Forfour, destacamos o espaço interior correto para quatro passageiros, apesar de os bancos com apoio de cabeça integrados tornarem o interior algo sombrio, o teto panorâmico, invulgar neste segmento, e os 10 sistemas de assistência ao condutor (ADAS).
Teste rápido, em dia muito chuvoso, mas que permitiu perceber que o T03 é um citadino bem mais despachado que os poucos concorrentes diretos e bem "comportado" em piso molhado.
Com três modos de condução, o ECO otimiza a travagem regenerativa e proporciona uma resposta de potência mais suave. O SPORT entrega mais rapidamente a potência, com uma travagem regenerativa moderada. E, por último, o modo STANDARD oferece uma travagem regenerativa mais ligeira que permite ao T03 mover-se lentamente após deixarmos de acelerar.
O espevitado motor elétrico desenvolve uma potência máxima de 70 kW (95 CV) e um binário máximo de 158 Nm. O que faz com que, a par dos 3,62 metros de comprimento, 1,57 de largura, 1,65 metros de altura e uma distância entre eixos de 2,4 metros, esta possa ser a escolha ideal para as nossas cidades.
Tem uma suspensão dianteira MacPherson e a traseira recorre a barras de torção num único sistema combinado. Possui travão de estacionamento elétrico e, curiosamente, travões de disco ventilados à frente.
O T03 é compatível com os cabos de carregamento Tipo 2 e CCS2 e inclui um carregador de bordo de 6,6 kW e uma potência máxima de carregamento DC de 48 kW.
O tempo de um carregamento doméstico, entre 30% e 80% é de cerca de 3,5 horas, enquanto a utilização de um posto de carregamento DC, para a mesma amplitude de carga, requer apenas 36 minutos.
Equipamento
Nos 10 ADAS disponíveis de série no T03 incluem-se o Aviso de Saída da Faixa de Rodagem (Lane Departure Warning), que avisa o condutor se este sair da faixa de rodagem, e a Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem (Lane Keeping Assistance, LKA), que efetua ligeiras correções na direção.
O Controlo de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo (Adaptive Cruise Control, ACC) ajusta automaticamente a velocidade com base no veículo que segue à sua frente, enquanto o Aviso de Colisão Frontal (Front Collision Warning, FCW) e a Travagem Automática de Emergência (Automatic Emergency Braking, AEB) intervêm em caso de perigo iminente.
O sistema inclui também a assistência inteligente à velocidade, que reconhece os sinais de limite de velocidade e os apresenta no painel de instrumentos.
O modelo está também equipado com o alerta de sonolência do condutor, que utiliza câmaras de reconhecimento facial para monitorizar a fadiga do condutor, e a Deteção de Ângulo Morto (Blind Spot Detection, BSD), que alerta os condutores para veículos posicionados nos ângulos mortos.
Por último, possui ainda o Aviso de Abertura de Porta, que avisa o condutor e os passageiros da aproximação de trânsito quando uma porta está prestes a ser aberta, evitando potenciais acidentes.
Através da aplicação Leapmotor, os proprietários podem controlar remotamente muitas das funções do veículo, incluindo o bloqueio/desbloqueio das portas, o controlo do ar condicionado e o pré-aquecimento da bateria. Além disso, na ausência de conectividade, é possível utilizar a chave Bluetooth para trancar ou destrancar o veículo.
O modelo está disponível numa única versão em três cores de carroçaria – Branco Lunar, Cinzento e Azul Glaciar - com jantes de liga leve de alumínio de 15 polegadas.
O preço de entrada para este modelo é de 19.600 euros.
C10 - motor para 600 mil quilómetros
No outro extremo da gama Leapmotor está o C10, um SUV com 4,73 metros de comprimento, 1,9 de largura, 1,6 de altura e 2.82 de distância entre eixos. Tem 218 cavalos, 320 Nm de binário e anuncia uma autonomia de 420 quilómetros.
Esteticamente muito sóbrio, surpreende pelo espaço interior, pelos materiais de qualidade e montagem robusta.
A marca destaca que a unidade de tração elétrica "foi concebida para alta durabilidade, com uma vida útil prevista superior a 600 mil quilómetros".
Isto porque, explica a Leapmotor, "o sistema de temperatura térmica da bateria utiliza uma tecnologia avançada de arrefecimento do calor e da bateria durante os processos de carga e descarga".
"O algoritmo de controlo inteligente permite a gestão independente da temperatura no interior do habitáculo, melhorando a eficiência do sistema e garantindo um ambiente confortável para os passageiros. Além disso, o sistema oferece diagnósticos baseados em inteligência artificial, monitorizando o estado de saúde do sistema elétrico em tempo real e fornecendo avisos antecipados em caso de mau funcionamento, o que leva a uma maior fiabilidade global do automóvel", afirma a marca.
Co uso da inteligência artificial, o C10 pode aprender os hábitos de condução do utilizador e adaptar-se ao longo do tempo, "melhorando constantemente as estratégias de software para otimizar o desempenho do veículo".
Além disso, o modelo dispõe também de uma interação vocal inteligente e capaz detetar a origem da voz para responder exclusivamente ao condutor ou aos passageiros.
No que diz respeito ao carregamento, o C10 tem um carregador AC de 6,6 kW, que permite passar de 30% a 80% da capacidade da bateria em cerca de 6,1 horas. Para um carregamento mais rápido, o sistema DC permite alcançar o mesmo resultado em apenas 30 minutos.
O conjunto de baterias de 69,9 kW garante, segundo o fabricante, 420 km de autonomia WLTP.
Equipamento
O C10 tem um painel de instrumentos de 10,25 polegadas, com resolução de 1920x720, e um ecrã central de alta-definição de 14,6 polegadas com uma resolução de 2560x1440.
Os ecrãs são laminados e o sistema HVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado) pode ser controlado remotamente através de um smartphone, com diversas opções personalizáveis.
Numa opção não muto comum entre os fabricantes de automóveis, o sistema de áudio inclui um amplificador inteiramente desenvolvido internamente e 12 altifalantes concebidos para suportar som surround 7.1.
Há cinco pontos de carregamento em todo o veículo: dois nos lugares da frente (USB Tipo-A e Tipo-C) e dois nos lugares traseiros (USB Tipo-A e Tipo-C), além de uma base de carregamento sem fios de 15W.
Tendo obtido no Euro NCAP a classificação máxima de 5 estrelas, o SUV tem 17 funções de assistência ao condutor, como travagem de emergência avançada, manutenção na faixa de rodagem, deteção do ângulo morto e controlo de velocidade de cruzeiro adaptativo.
A gama tem apenas duas versões, a Style e Design, em cinco cores: Cinzento Canopy, Branco Pérola, Cinzento Grafite, Verde Jade e Preto Metalizado.
No interior, estão disponíveis as cores Castanho Terracotta e Cinzento Eclipse.
No que diz respeito às jantes, a versão Style usa jantes de liga leve de 18 polegadas com cinco raios e a Design aumenta a medida para as 20 polegadas.
A primeira versão custa 37 400 euros e a Design 38.900 euros.
Concessionários
Em Portugal a Leapmor assenta em seis concessionários e reparadores autorizados instalados em Braga (concessão Ethos), Porto (Filinto Mota), Viseu (Auto Martinauto), Loures/Lisboa (Stellantis &You Sacavém), Amadora (Stellantis &You), e Setúbal (Stellantis &You).

