A fábrica de Famalicão da alemã Leica acaba de lançar no mercado mundial o primeiro produto 100% concebido e produzido na unidade portuguesa. O binóculo da gama Trinovid é fruto de um trabalho de mais de dois anos e que obrigou a um investimento de 2,5 milhões de euros, revelou Pedro Oliveira, administrador da empresa. A ambição é lançar novos produtos made in Portugal, ainda este ano ou em 2021.
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Para desenvolver este binóculo, a equipa de desenvolvimento da Leica inspirou-se no monóculo concebido pela marca alemã para a Missão Apollo 11, viagem já com 50 anos e que ficou para a história quando o astronauta Neil Armstrong se tornou o primeiro ser humano a pisar a Lua. O produto está já à venda desde dezembro nas mais de 70 lojas da Leica no mundo, inclusive no Porto, e tem um preço aproximado de 1100 euros. A produção anual ronda as 1500 unidades.
O binóculo Trinovid Classic é o resultado da decisão da Leica em instalar um centro de competências na unidade de Famalicão, uma aposta que permite "prender a empresa em Portugal" e "assegurar a próxima década ou até a próxima geração", disse ontem Pedro Oliveira, aquando da apresentação do novo produto. O responsável quer posicionar a unidade "estratégica para o grupo a nível mundial". Como sublinhou, o crescimento da Leica em Portugal não é por "por mais horas de produção, mas por mais competências", o centro "é suposto alterar o rumo da Leica em Portugal".
A equipa está já a trabalhar em novos produtos e em novas áreas. Segundo Pedro Oliveira, há vários protótipos ao nível das objetivas, lentes e artigos óticos e mais não adiantou. Mas uma das atenções da Leica é a "smarthphonização" da fotografia, o que designou de 2.ª revolução digital. Em Portugal, a Leica fabrica máquinas fotográficas, lentes e outros produtos óticos.
Emprego
594 trabalhadores fazem parte do universo da Leica em Portugal. No último ano fiscal (terminou a 31 de março de 2019), a empresa faturou 52 milhões de euros.