O Porto de Leixões assinala terça-feira um novo recorde anual de movimentação de contentores em resultado do crescimento de 27% das exportações realizadas através daquela infra estrutura.
Corpo do artigo
Em comunicado, a Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL) adianta que a saída do contentor de mercadorias que assinala o novo máximo de 500.000 TEU's ('Twenty-foot Equivalent Unit', a medida standard internacional para calcular o volume de contentores) movimentados num único ano será assinalada na terça-feira com uma cerimónia comemorativa.
Segundo destaca, "esta é a primeira vez que o Porto de Leixões atinge os 500.000 TEU's movimentados num único ano de atividade, um crescimento sustentado essencialmente no aumento de 27 % das exportações realizadas através de Leixões".
Paralelamente, a APDL vai apresentar um novo sistema de controlo de movimentação dos contentores que têm o Porto de Leixões como ponto de partida ou chegada.
"Através da aplicação 'Siga Contentor', qualquer agente com acesso ao número de identificação do contentor, seja carregador ou cliente externo ao porto, poderá verificar no website da APDL o tracing do respetivo contentor", adianta.
Desta forma, destaca, passará a ser possível "conhecer, em tempo real, onde se encontra e qual o estado da autorização aduaneira de um qualquer contentor que passe por Leixões".