A HP já não é a maior fabricante de computadores pessoais. A empresa chinesa Lenovo ultrapassou a gigante norte-americana.
Corpo do artigo
No segundo trimestre de 2013, a Lenovo forneceu 12,62 milhões de computadores pessoais, segundo o "China Daily" que cita duas consultoras internacionais. Até agora o primeiro lugar da lista dos maiores fabricantes mundiais de computadores pertencia à norte-americana HP.
A Lenovo detém, atualmente, 16,7% da quota mundial de mercado de PC's, subindo 1,7 pontos percentuais em relação a igual período no ano de 2012. A HP detém menos 0,3 pontos percentuais que a empresa chinesa, segundo as consultoras ID e Gartner.
O terceiro lugar na lista dos maiores fabricantes continua a pertencer à Dell que detém uma quota de 12,2% do mercado. O quarto e o quinto lugar estão reservados aos dois fabricantes de Taiwan, a Acer e a Asus que detêm 6,23% e 4,59%, respetivamente.
O conjunto do setor continua, contudo, a abrandar, devido à concorrência dos "tablets" e outros dispositivos móveis.
No segundo trimestre de 2013, o fornecimento global de computadores pessoais caiu pelo quinto trimestre consecutivo, para 76 milhões de unidades, menos 10,9% que em igual período de 2012.
Fundada em Pequim há quase 30 anos, a Lenovo tornou-se uma multinacional famosa em 2005, quando comprou a divisão de computadores pessoais da IBM por 1250 milhões de dólares, aproximadamente 958 milhões de euros.