Os trabalhadores das empresas do grupo Transtejo vão realizar, esta terça-feira, plenários para discutir novas formas de luta, que vão originar a paralisação de todas as ligações fluviais no rio Tejo durante a tarde.
Corpo do artigo
Artur Toureiro, presidente do sindicado dos Fluviais, afirmou que as negociações com a administração do grupo foram "infrutíferas" e explicou que os trabalhadores vão discutir novas formas de luta.
O sindicalista explicou que uma das principais intenções dos trabalhadores é um reescalonamento salarial, defendendo a integração de subsídios no vencimento base.
"Não queremos aumentos, mas os salários são baixos e existem depois vários subsídios. A nossa proposta para a negociação passava pela integração de alguns subsídios no vencimento base, pois os trabalhadores temem que se acabe com os subsídios, nesta altura de tanta austeridade", explicou.
Os trabalhadores da Soflusa, responsável pelas ligações fluviais entre o Barreiro e Lisboa, vão realizar o plenário no terminal do Barreiro, enquanto os trabalhadores da Transtejo, que faz todas as restantes ligações no Tejo, reúnem-se em Cacilhas, Almada.
Na ligação Cacilhas-Cais do Sodré, em ambos os sentidos, depois do barco das 14:20, só volta a haver ligação Cacilhas-Cais do Sodré às 16:40 e às 16:55 no sentido inverso.
Entre o Seixal e o Cais do Sodré, o último barco antes do plenário é às 14:00 e o primeiro será às 16:45. No sentido Cais do Sodré-Seixal, a última ligação é às 13:00 e a seguinte, às 16:45.
No sentido Montijo-Cais do Sodré, o último barco parte às 13:30 e, depois de retomadas as ligações, o primeiro será às 17:00. Na direção Cais do Sodré-Montijo, a última ligação antes do plenário dos trabalhadores realiza-se às 14:00 e a seguinte será às 17:15.
Na ligação da Trafaria, o último barco antes do período de paralisação partirá dali às 13:00, para efetuar o percurso Trafaria-Porto Brandão-Belém e a ligação seguinte realiza-se às 17:00. Em sentido inverso, o último barco parte às 13:30 de Belém e o primeiro a seguir a esse parte às 17:00.
No percurso Barreiro-Terreiro do Paço, a última ligação efetua-se às 13:25 e a seguinte às 16:20, ao passo que no sentido Terreiro do Paço-Barreiro, o último barco parte às 13:25 e o seguinte às 16:50.
O grupo Transtejo indicou ainda que, "caso se verifique a paralisação das carreiras, os terminais serão encerrados nos períodos em causa, por questões de segurança".