O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, disse este domingo, em Bruxelas, que lutará "até ao último milésimo de segundo" para se chegar a um acordo que mantenha a Grécia na zona euro.
Corpo do artigo
"Lutarei até ao último milésimo de segundo por um acordo e espero que cheguemos a um acordo", disse Juncker à entrada da reunião dos líderes da zona euro.
Neste momento decorre ainda a reunião entre os ministros das Finanças da zona euro, que foi retomada esta manhã, depois de interrompida na última madrugada, em torno de negociações sobre um terceiro programa de assistência a Atenas.
As expectativas relativamente a um acordo são muito reduzidas, com posições ainda divergentes entre os países, sendo esperado que saiam, para já, pedidos de implementação de reformas concretas à Grécia, que poderão ir ao parlamento helénico já esta semana, e propostas para serem discutidas na cimeira da zona euro.
Portugal está representado no Eurogrupo pela ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque - que não prestou quaisquer declarações à imprensa desde a sua chegada a Bruxelas, no sábado, para dar a conhecer a posição de Portugal -, e, na cimeira do euro, pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.