A maioria dos britânicos concorda com o veto à revisão do tratado europeu, indica uma sondagem publicada, esta segunda-feira, dia em que o primeiro-ministro, David Cameron, vai explicar a decisão ao Parlamento.
Corpo do artigo
A sondagem, publicada no diário "The Times", afirma que 57% dos britânicos aprovam o veto britânico nas negociações, que se prolongaram pela madrugada de sexta-feira em Bruxelas, e só 14% discordam.
Os resultados deste estudo de opinião vão de encontro a outro publicado na véspera pelo Mail on Sunday em que 62% dos britânicos manifestaram apoio a Cameron e só 19% discordaram.
A sondagem de hoje também mostra que 56%, mais de metade dos eleitores, acreditam que o Reino Unido vai perder influência na União Europeia.
Esta é também a opinião do vice primeiro-ministro, Nick Clegg, que nos últimos dias se distanciou da posição de Cameron, alertando para o risco de o país "ficar isolado e marginalizado" na UE.
"Não penso que seja bom para os empregos, para a City ou qualquer outra coisa, não penso que seja bom para o crescimento ou para as famílias de todo o país", afirmou à BBC.
Rejeitou que a questão ponha em perigo a coligação entre Liberais Democratas e o partido Conservador actualmente no governo.
O partido Trabalhista também criticou a decisão de vetar o acordo, tendo o antigo ministro dos Negócios Estrangeiros David Miliband alertado para o "momento perigoso".
"É uma forma auto-derrotista de defender o Reino Unido", afirmou hoje.
A declaração de David Cameron é esperada às 15.30 horas, seguindo-se um debate com os deputados.