
Mais de 18 mil consumidores já registaram faturas no portal das Finanças, um número acima das expectativas do Fisco, disse o diretor da Autoridade Tributária.
Corpo do artigo
"Ficamos surpreendidos pela quantidade de sugestões de contribuintes, muitas enviadas por email, e a participação ultrapassou as expectativas", afirmou Azevedo Pereira num encontro em Lisboa sobre faturação eletrónica, esta quinta-feira.
Fazendo o balanço do primeiro mês da entrada em vigor no novo regime da fatura eletrónica, no início deste ano, Azevedo Pereira referiu que 18170 consumidores registaram faturas relativas a prestações de serviços de restauração, hotelaria, reparações de veículos e cabeleireiros, para poderem usufruir dos 5% do IVA suportado nessas compras até ao limite de 250 euros por agregado familiar.
O diretor da AT disse que 3550 comerciantes também já enviaram faturas, dos quais 2812 inseridas diretamente no site, 421 por ficheiro e 317 por "webservice" de fatura eletrónica.
Sem IVA, o valor global das faturas já comunicadas ao Fisco ou registadas ultrapassa os 254,3 milhões de euros, enquanto o valor global do IVA das faturas já comunicadas ou registadas é de 50,8 milhões de euros.
