O tráfego de passageiros no aeroporto de Lisboa cresceu 6% nos dois primeiros meses deste ano em relação ao mesmo período de 2011 e a infraestrutura vai contar com 10 novas rotas este ano.
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O diretor do aeroporto de Lisboa afirmou, em entrevista à Lusa, que as previsões para este ano apontam para um crescimento de tráfego de 0,8% em relação a 2011, ano em que passaram pela infraestrutura 14,5 milhões de passageiros (mais 5,1% do que em 2010).
"Prevemos para este ano um crescimento de 0,8% e, felizmente, estamos a crescer acima deste número", disse João Nunes, adiantando que em janeiro e fevereiro foi registado um crescimento acumulado de 6%.
O diretor do aeroporto disse ter "expetativas" em relação à abertura da base da easyJet em Lisboa, anunciada para abril, e ao início da operação da companhia Emirates que, a partir de 9 de julho, vai ligar com um voo diário Lisboa ao Dubai.
A companhia de baixo custo ('low cost') easyJet já anunciou que vai abrir cinco novas rotas a partir de Lisboa: Amesterdão, Copenhaga, Bordéus, Veneza e Astúrias.
Além destas ligações, "há perspetivas de cinco novas rotas a operarem pela primeira vez este ano" no aeroporto de Lisboa, avançou João Nunes.
De acordo com o responsável, a Transavia vai lançar duas rotas e a TAP, a 'low cost' bmibaby e a Emirates vão lançar cada uma uma nova rota.
Obras de expansão retomadas até ao verão
As obras do plano de expansão do aeroporto de Lisboa, que estão paradas devido à rescisão de contrato com a construtora Edifer, deverão ser retomadas até ao início do verão,.
João Nunes adiantou que "está prestes" a ser lançado um novo concurso para selecionar a empresa que ficará responsável pelo projeto.
A ANA - Aeroportos de Portugal, gestora da Portela, rescindiu o contrato com a Edifer para as obras de ampliação do aeroporto. Nenhuma empresa adiantou os motivos que levaram à decisão.
As obras de expansão da Portela, que começaram em 2006 e que deviam estar concluídas no final do ano passado, já mobilizaram um investimento entre "os 250 e os 300 milhões de euros" de um total previsto de 380 milhões de euros.
Para que o plano fique concluído falta fazer a intervenção na "praça central" do terminal 1 do aeroporto, o que deverá demorar cerca de seis meses.
Esta intervenção, explicou João Nunes, vai aumentar a capacidade do processamento de controlo de passaportes, a oferta de lojas e possibilitar uma maior capacidade de processamento de bagagem, bem como um crescimento da área de 'check-in'.
As obras de expansão já feitas aumentaram a capacidade da pista de 34 para 40 movimentos por hora, criaram mais 15 'stands' para estacionamento de aviões e permitiram uma "capacidade de armazenagem de combustível bastante superior", de acordo com o diretor do aeroporto de Lisboa.
Com as intervenções, a Portela, que em outubro completa 70 anos, "ganhou uma capacidade de processamento de carga muito maior, um novo terminal de carga", mais área de embarque e o novo terminal 2, acrescentou o responsável.
A capacidade de processamento de passageiros também aumentou e as áreas de 'check-in' e de embarque cresceram.