Clientes terão dez à escolha em Portugal. E há nova insígnia sul-coreana a caminho. Grupo Stellantis, dono da Peugeot, vai vender na Europa veículos da Leapmotor.
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Da Europa chegam-nos imagens de portos repletos de carros elétricos chineses, alguns aparcados há mais de um ano, numa invasão anunciada, mas que parece estar a ser mais lenta que o previsto. Em Portugal, a investida chinesa arrancou mais tarde e, neste momento, há apenas quatro marcas de ligeiros de passageiros (BYD, MG, Aiways e Maxus), a que se somam mais 24 nos segmentos dos pesados (mercadorias e passageiros) e dos motociclos. No entanto, anuncia-se a entrada no nosso país, até ao próximo ano, de sete novas marcas, seis chinesas e uma sul-coreana.
“O mercado vai absorver, no próximo ano, mais veículos elétricos. Por isso, é expectável que assistamos à entrada de novas marcas chinesas [há cerca de 30 fabricantes de carros elétricos]. Mas importa dizer que a indústria europeia está a responder aos novos desafios”, afirmou Helder Pedro, secretário-geral da Associação Automóvel de Portugal (ACAP).