As cinco marcas do grupo Volkswagen em Espaha - Audi, Seat, Skoda, Volkswagen e Volkswagen Veículos Comerciais - suspenderam a comercialização de 3320 veículos potencialmente afetados pelo "software" que altera os dados das emissões poluentes, anunciou a empresa.
Corpo do artigo
Um porta-voz do grupo explicou que foi temporariamente suspensa a venda de alguma unidades que ainda permanecem em 'stock', até que a Volkswagen encontre uma solução técnica para resolver o problema.
Trata-se de alguns modelos ainda pendentes de entrega ou comercialização fabricados até finais de maio, altura em que os fabricantes de automóveis passaram a ser obrigados a cumprir as normas de emissões Euro 6, não afetadas pela manipulação que aconteceu apenas com os carros produzidos segundo a norma Euro 5.
Os veículos suspensos estão equipados com os motores diesel EA189 e foram fabricados segundo a norma Euro 5, desconhecendo-se ainda se têm o "software" fraudulento ativado.
Com esta suspensão pretende-se evitar que os clientes suspeitem estar a comprar um automóvel fraudulento.
Os veículos poderão ser vendidos quando o grupo encontrar uma solução técnica para os motores que equipam estes carros e todos os outros comercializados desde 2009, prevista para o início de outubro.
O porta-voz insistiu que todos os automóveis potencialmente afetados são seguros no que diz respeito à condução.