A Mazda inicia a pré-venda do novo Mazda6e no mercado nacional, o seu mais recente modelo 100% elétrico que pretende impulsionar a eletrificação da gama de modelos da marca de Hiroshima. O modelo chegará à rede de concessionários no final do verão.
Corpo do artigo
O modelo está disponível em Portugal nas configurações Standard e Long Range e dois níveis de acabamento (Takumi e Takumi Plus). A primeira versão tem 258 cavalos de potência e 320 Nm de binário e uma bateria LFP de 68,8 kWh, para uma autonomia geral de até 479 quilómetros (combinado WLTP) e de até 605 km em ambiente urbano (combinado cidade/WLTP).
Já na sua versão Long Range a potência é gerada por um motor elétrico de 180 kW (245 cv), com 320 Nm de binário, associado a uma bateria LFP (iões de lítio) de 80 kWh, permitindo-lhe uma autonomia geral de até 552 quilómetros (WLTP) e de até 692 em ambiente urbano (cidade/WLTP).
Destaque ainda para os consumos anunciados pela Mazda, de 16,6 e 16,5 kWh/100 km, respetivamente, e de 12,6 e 12,7 kWh/100 km, em ambiente urbano.
Acresce que o sistema de carregamento rápido permitem passar de 10% a 80% em 24 minutos na versão Standard ou em 47 minutos na Long Range, com um carregador rápido DC2, sendo que 15 minutos serão suficientes para uma autonomia adicional de 235 quilómetros. Caso se recorra a uma wallbox de 11 kW, as duas versões carregam as baterias dos 0 aos 100% em 7 horas e 30 minutos e em 8 horas e 30 minutos, respetivamente.
Interior minimalista
O interior do Mazda 6e reflete a filosofia japonesa do "ma", que valoriza a simplicidade e a organização dos espaços. A versão Takumi oferece estofos em leatherete (couro sintético) bege ou preto, enquanto a versão Takumi Plus tem estofos em pele castanha e suede, complementados por acabamentos em pele sintética.
Tem tejadilho panorâmico em vidro escurecido e os bancos dianteiros possuem ajuste elétrico, aquecimento e arrefecimento, com o banco do condutor a incluir função de memória. A bagageira, com abertura elétrica, oferece uma capacidade de 466 litros.
No que toca à tecnologia, o Mazda 6e está equipado com um painel de instrumentos digital de 10,2 polegadas e um Head-Up Display. Ao centro do painel, um ecrã tátil de 14,6 polegadas garante o acesso às funções de comunicação, entretenimento e demais sistemas.
Completam o pacote o controlo climático automático de zona dupla, estação de carregamento por indução de smartphone, bem como a sua integração sem fios através de Apple CarPlay® e Android Auto™, ou o sistema de som SonyPRO®, com 14 altifalantes, incluindo os dos apoios de cabeça dianteiros.
Segurança reforçada
Na área da segurança, p Mazda 6e, que inclui nove airbags e o Sistema Avançado de Assistência ao Condutor, que engloba funcionalidades como a Travagem de Emergência Autónoma, Aviso de Saída da Faixa de Rodagem e Reconhecimento de Sinais de Trânsito, entre outras.
Possui faróis LED, enquanto o Monitor de 360° e a função See-Through View (que também revela áreas ocultas pela carroçaria) facilitam as manobras de estacionamento.
Uma novidade interessante é o Sistema de Monitorização de Ocupantes, que utiliza uma câmara interior para alertar o condutor sobre a presença de crianças nos bancos traseiros, mostrando a sua imagem no ecrã central ao sair do carro.
O Mazda 6e estará disponível em oito cores metalizadas, incluindo Soul Red Crystal, o recente Melting Copper e o Aero Grey. As jantes de liga leve de 19 polegadas com design aerodinâmico complementam o visual moderno e elegante do veículo.
Os preços começam nos 40.050 euros e vão até aos 44.500 euros (versão Long Range Takumi Plus).