A Mercadona vai abrir uma dezena de novas lojas em Portugal ao longo do ano, e prevê terminar 2025 com 70 abertas em 12 distritos. A primeira abertura terá lugar no próximo mês, em Loures. É este ano que cadeia espanhola de supermercados vai chegar à cidade de Lisboa.
Corpo do artigo
A Mercadona vai abrir dez novos supermercados em Portugal ao longo do ano, a juntar aos 60 abertos em 12 distritos. Com novas lojas nos concelhos de Loures, Penafiel, Fafe, Leiria, Matosinhos, Palmela, Lisboa e Porto, a maior cadeia de supermercados espanhola quer terminar o ano com uma rede de 70 lojas abertas em território nacional, onde iniciou operação há cinco anos, em 2019. A primeira abertura está prevista para março, em Santa Iria de Azóia, sendo uma estreia no concelho de Loures, revela a empresa, esta sexta-feira, em comunicado.
Uma das grandes novidades é a chegada da cadeia de supermercados a Lisboa, com duas lojas na zona do Lumiar: uma na Alta de Lisboa e outra na Quinta do Lambert. Além das estreias na capital e no concelho de Loures (que terá ainda uma loja em Frielas), para dar continuidade ao seu plano de expansão, a Mercadona vai abrir portas em Milhunos (Penafiel), Fafe, Vale Sepal (Leiria), São Gens (Matosinhos), Palmela (Setúbal) e Amial (Porto).
No ano passado foram abertos 11 supermercados, e os supermercados da espanhola chegaram a Guarda e Évora, distritos onde ainda não marcava presença. Ao todo emprega atualmente sete mil colaboradores, dos quais 1700 contratados em 2024.
A Mercadona já se encontra a recrutar operadores de loja e auxiliares de manutenção, entre outras funções. De acordo com a empresa, este ano subiu os salários de todos os colaboradores em 8,5 %, com uma retribuição anual bruta de 14 963,90 euros. Acresce um subsídio de alimentação, de domingos e feriados e de trabalho noturno. Decidiu ainda atribuir aos trabalhadores um prémio anual, "que a partir do primeiro ano de antiguidade é equivalente a um salário extra e, a partir dos 4 anos de antiguidade, é de dois salários extra".