O novo Mercedes CLA elétrico está a dar que falar ao anunciar autonomias que podem tocar os 800 quilómetros. Para os atingir o modelo usa, pela primeira vez, a plataforma MMA (Mercedes-Benz Modular Architecture), recorre uma aerodinâmica refinada e tem uma caixa de velocidades de duas relações. Numa prova de consumo, na zona de Lisboa, em que participaram quatro carros, foram conseguidos 8,8 kWh/100 km.
Corpo do artigo
Com a utilização de uma arquitetura de 800 volts, a primeira num Mercedes de produção, o CLA consegue recarregar 325 km de autonomia (WLTP) em apenas 10 minutos.
O mesmo vale por dizer que estão garantidas viagens longas sem necessidade de paragens ou, quando elas se tornam imprescindíveis, são curtas. Mas, importa salientar, em Portugal ainda não é possível obter a velocidade máxima de carregamento permitida pela arquitetura de 800 volts, porquanto ainda só existem postos capazes de fornecer até 400 kW.
No ensaio dinâmico, que incluiu um percurso com cerca de 80 quilómetros entre a sede da Mercedes Benz Portugal, em Sintra e a praia de Santa Cruz, em Torres Vedras,foram utilizados CLA 250+, que usam uma bateria de 85 kWh, debitando 272 cavalos de potência.
O trajeto incluia auto-estrada e estradas nacionais, num traçado diversificado, onde não faltavam algumas pendentes.
O melhor consumo foi de 8,8 kWh /100 km (conseguido por dois carros e bem abaixo dos 12,2 kWh /100 km homologados pela marca), enquanto a equipa em que se integrava o JN conseguiu 10,6.
A autonomia em ciclo combinado anunciada pela marca para o CLA 250+ com tração traseira é de 792 km (WLTP), chegando aos 920 km em circuito urbano.
A versão de tração integral - a 350 4MATIC, que debita 354 cavalos - apresenta uma autonomia de 770 km (878 em circuito urbano).
Com um design acertado, o CLA (a Mercedes deixou cair a denominação coupé) oferece espaço suficiente para quatro passageiros, embora o acesso aos bancos traseiros não seja dos mais fáceis.
À bagageira, com uma capacidade de 401 litros, junta-se o frunk (à frente), que, com 101 litros, é o ideal para guardar os cabos de carregamento.
Inovação
O novo modelo destaca-se, igualmente, pelo elevado conteúdo tecnológico e uma particularidade: tem instalado de série todo o software que permite adquirir, à posteriori, um qualquer opcional.
O novo modelo destaca-se, igualmente, pelo elevado conteúdo tecnológico e uma particularidade: tem instalado de série todo o software que permite adquirir, à posteriori, qualquer opcional disponível.
O novo sistema MBUX do CLA introduz várias inovações digitais e uma interface redesenhada para maior facilidade de utilização. A Navegação Surround MBUX combina dados dos sistemas de assistência à condução com a navegação em tempo real, projetando no ecrã central uma visualização tridimensional do ambiente em redor do veículo.
Inteligência Artificial
Recorrendo a inteligência artificial generativa, o Assistente Virtual MBUX é agora capaz de interpretar emoções e adaptar a sua resposta em conformidade. O sistema aprende com os hábitos do utilizador, antecipando necessidades e sugerindo ações de forma proativa. O novo avatar em forma de estrela traduz o estado do sistema através de cores e movimentos animados, criando uma interação mais natural e empática.
Pela primeira vez neste modelo, o sistema de navegação utiliza dados do Google Maps, conjugando informações de tráfego em tempo real com os serviços próprios da Mercedes-Benz, nomeadamente os que dizem respeito a postos de carregamento e locais de estacionamento.4
A interface de utilizador foi simplificada e otimizada para reduzir etapas e tornar a navegação mais intuitiva. Ícones de grandes dimensões, animações fluidas e gráficos gerados pelo motor Unity 3D-Engine proporcionam uma experiência visual mais envolvente, com respostas rápidas e apresentação dinâmica das informações no ecrã principal.
A plataforma MMA (Mercedes-Benz Modular Architecture) foi concebida primariamente para veículos 100% elétricos. Contudo, o seu design flexível ainda permite a integração de motores de combustão interna. Por esta razão, o CLA terá, já no próximo ano, versões híbridas (mild-hybrid 48 V) e uma carroçaria shooting brake.
O preço arranca nos 55.560 euros para a versão 250+) e nos 60.500 para a mais potente.