
A Mercedes prossegue a sua ofensiva elétrica lançando o EQE SUV, o quarto modelo da marca a utilizar a nova plataforma para modelos totalmente elétricos.
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Luxo e Mercedes sempre andaram de mãos dadas e o EQE, que experimentámos em Madrid durante a sua apresentação ibérica, é disso um bom exemplo. Acabamentos e materiais de qualidade insuspeita e uma montagem sem falhas criam a bordo um ambiente luxuoso e com recurso a materiais reciclados, como é caso das alcatifas produzidas com fio de nylon de redes de pesca tapetes, do forro do tejadilho produzidos com 40% de plástico de garrafas reciclado, das guias de ventilação em plástico reciclado ou de um interior sem couro, em opção.
O mesmo cuidado ambiental foi tido na carroçaria, onde 40% do aço utilizado é reciclado, no chassis, em que alguns revestimentos de componentes são em plástico 100% reciclado ou no material de isolamento da porta traseira, que é produzida com fibras sintéticas recicladas.
Conduzimos um 350 4Matic (versão que não será comercializada em Portugal) durante cerca de centena e meia de quilómetros e retivemos alguns pontos que serão comuns a todas a versões. É um rolador de elite, extremamente confortável, e com com um comportamento de alto nível, apesar da massa de cerca de 2,5 toneladas. E, em estradas de montanha, as rodas traseiras direcionais (podem girar até 10º) fazem maravilhas pela agilidade do modelo.
Não gostamos do tato do pedal de travão, demasiado esponjoso, e da complexidade do sistema de infoentretenimento, com demasiados submenus.
Em contrapartida, o Hyperscreen dá uma elegância rara ao habitáculo e parece que a consola central é composta de um só monitor. Mas o terceiro display é de uso reservado ao passageiro e desliga-se quando deteta o olhar do condutor.
Tecnologia
Disponível em quatro níveis de equipamento (Advanced, Advanced Plus, Premium e Premium Plus) e duas linhas de design (Eletric Art e AMG) o EQE SUV impressiona pelo conteúdo tecnológico.
Veja-se, por exemplo, os faróis Digital Light (disponíveis em opção) que permitem projetar na estrada marcas rodoviárias ou avisos, como o limite de velocidade. Cada ótica integra um módulo de iluminação com três LEDs de elevada potência, cuja luz é refratada e direcionada por 1,3 milhões de micro-espelhos, que ocupam a área de uma unha do dedo polegar.
Avisa sobre obras na estrada, projetando um símbolo de escavadora, orienta um projetor de luz como forma de aviso na direção de peões na berma da estrada, destaca semáforos, sinais de Stop ou outro de proibição e indica do início da mudança de faixa de rodagem assistida, entre outras funcionalidades.
“Uma unidade de controlo com processador gráfico utiliza uma ligação idêntica à HDMI para gerar uma contínua transmissão de vídeo para os espelhos para gerar uma contínua transmissão de vídeo para os espelhos. O feixe de luz dividido em 1,3 milhões de pixeis torna possível uma distribuição de luz absolutamente rigorosa”, revela a Mercedes.
No que diz respeito à segurança, o EQE SUV disponibiliza de série o Attention Assist, Assistente Ativo de Travagem, Assistente Ativo de Faixa de Rodagem, Pack Parking com câmara de marcha-atrás e Assistente de Limite de Velocidade.
A longa lista de sistemas de segurança (de série ou em opção) contempla, por exemplo, o denominado “PRE-SAFE® Impulse Side” que, em caso de um impacto lateral, pode deslocar o condutor ou o passageiro dianteiro afetado da zona de perigo, imediatamente antes da colisão, logo que o sistema detete uma colisão lateral iminente acionando em frações de segundo as câmaras de ar nas almofadas laterais do encosto do banco dianteiro.
Navegação inteligente
O sistema de navegação planeia o percurso mais rápido e conveniente e inclui as paragens para carregamento e reage dinamicamente em caso de congestionamentos de trânsito ou de mudanças do estilo de condução.
Pode apresentar uma estimativa dos custos de carregamento por cada paragem de carregamento e, adicionalmente, o condutor pode editar individualmente os percursos planeados adicionando os postos de carregamento preferidos ao longo do percurso ou excluindo os sugeridos.
No cálculo do percurso são considerados os requisitos de energia, assim como a topografia, a distância, a temperatura ambiente, a velocidade ou os requisitos de aquecimento e de arrefecimento. O cliente não tem sempre de carregar totalmente o veículo, mas receberá uma recomendação específica relativamente ao tempo de carregamento necessário no posto de carregamento.
O sistema tem capacidade para planear as paragens por forma a que sejam mais favoráveis para o tempo de viagem total. Ou seja, em certas circunstâncias duas paragens para carregamento com uma capacidade de carregamento elevada podem ser mais vantajosas do que carregar uma vez durante um longo período.
Se existir o perigo de não alcançar o destino ou o posto de carregamento com as definições selecionadas, a Monitorização Ativa da Autonomia emite a instrução para ativar as funções de condução ECO. Além disso, a velocidade de condução para chegar ao próximo posto de carregamento ou ao destino é calculada e apresentada no velocímetro. No item de menu "Range", o condutor pode desligar vários consumidores de energia para aumentar a autonomia e ativar as funções de condução ECO para um estilo de condução mais económico.
Especificações
O EQE SUV mede 4,86 metros de comprimento, 1,94 de largura e 1,68 de altura e, quando equipado com o eixo traseiro direcional, tem um raio de viragem de 10,5 metros.
Tem um carregador de bordo de 11 kW (22 kW em opção) e admite uma potência de carregamento rápido até 170 kW, permitindo obter, em 15 minutos, 220 quilómetros de autonomia. As baterias de alta tensão têm uma garantia de10 anos ou uma quilometragem de 250 mil quilómetros.
À venda em Portugal estarão os 350+ (300 cavalos e 578 quilómetros de autonomia) , o 500 4Matic (408 cavalos e 540 quilómetros), o AMG43 4Matic (476 cavalos, binário de 858 Nm e 476 quilómetros de autonomia) e o AMG53 (626 ou 687 cavalos, 950 ou 1000 Nm e 452 quilómetros).
Os preços são de, respetivamente, 91.950, 103.600. 129 900 e 144 900 euros.

