Em dia de São Valentim, a Mercedes apresentou a uma versão muito especial do seu icónico Classe G 500 V8, a "Stronger Than Diamonds", limitada a 300 unidades numeradas, das quais duas vêm para Portugal. Entre outros detalhes, este G tem quatro diamantes incrustados nos pinos das portas e uma moeda de prata na chave.
Corpo do artigo
O "Stronger Than Diamonds" é uma das versões finais da atual geração do icónico Mercedes-Benz Classe G, que se prepara para receber várias atualizações este ano, e que celebra, também, os 30 anos (assinalados em 2023) da introdução do motor oito cilindros em V no todo-o-terreno.
“Afirmamos sempre que todos os nossos clientes e todos os nossos automóveis são especiais. Mas claro que há sempre unidades com particularidades que as tornam diferentes. Este Mercedes-Benz Classe G 500 V8 tem pormenores que o tornarão numa peça de coleção e é um embaixador distinto da marca que incorpora a beleza eterna realçada por diamantes preciosos”, indica Rui Santos da Cunha, chefe de vendas da Sociedade Comercial C. Santos, concessionário que vendeu as duas unidades, em Portugal.
Detalhes únicos
Este G 500 V8 tem uma pintura exclusiva (cinzento rosewood mate e teto em preto) e apresenta detalhes alusivos ao tema , como os puxadores de portas específicos da edição com botão do manípulo com diamante em relevo.
No interior destacam-se os estofos com pesponto cor-de-rosa (inclui tapetes especiais com logo AMG), a pega no tablier para o passageiro da frente com inserção “stronger than diamonds”, especificidade também presente nas embaladeiras, e os quatro pinos interiores das portas com diamantes reais (0,25 quilates por pino).
Outro detalhe interessante é o facto de a chave ter uma moeda de prata verdadeira com relevo de diamante.
O "Stronger Than Diamonds" recorre ao motor biturbo V8 a gasolina com 4.0 l de capacidade e 421 cv (610 Nm de binário), que acelera o G dos zero aos 100 km/h em apenas 5,9 segundos. A velocidade máxima está limitada eletronicamente a 210 km/h.
Esta versão especial tem um preço final aproximado de 288 mil euros.
Icónico desde 1979
As origens do Classe G remontam a 1979 e durante mais de quatro décadas, período durante o qual foram vendidas cerca de 400 mil unidades, a aparência exterior do modelo mudou apenas marginalmente. Mesmo na extensa reformulação de 2018, que trouxe consigo o maior salto tecnológico da história do modelo, a Mercedes-Benz operou apenas “retoques” no design típico deste icónico modelo.
O modelo vai receber várias alterações em breve e, além de melhorias nos motores a combustão e outras inovações, estreará uma aerodinâmica melhorada e uma variante 100% elétrica.