A chanceler alemã e o Presidente francês solicitaram ao presidente do Conselho Europeu a realização de uma cimeira extraordinária da zona euro na terça-feira, na sequência do referendo de hoje na Grécia, anunciaram Berlim e Paris.
Corpo do artigo
Numa conversa telefónica mantida hoje à noite, já com conhecimento da vitória do "não" no referendo grego, Angela Merkel e François Hollande "pronunciaram-se a favor da convocação de uma cimeira de chefes de Estado e de Governo da zona euro na terça-feira", tendo já dirigido esse pedido ao presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, anunciou a presidência francesa em comunicado.
Um porta-voz da chancelaria, citado pela agência noticiosa France Presse, confirmou que os dois líderes solicitaram a realização de uma cimeira dos 19 chefes de Estado e de Governo da zona euro, acrescentando que Merkel e Hollande "concordaram que o voto dos cidadãos (gregos) deve ser respeitado".
Horas mais tarde, o presidente do Conselho Europeu anunciou que convocou a cimeira extraordinária para a próxima terça-feira, em Bruxelas, para discutir o resultado do referendo na Grécia.
"Convoquei uma cimeira do euro para terça-feira às 18:00 (17:00 de Lisboa), para discutir a situação após o referendo na Grécia", que resultou numa vitória do 'não', anunciou Donald Tusk na sua conta na rede social twitter.
A chanceler alemã e o presidente francês têm já agendada uma reunião para segunda-feira, em Paris, anunciada à tarde pelo Eliseu, sendo o objetivo do jantar de trabalho analisar "as consequências do referendo" na Grécia, que resultou na vitória do "não" à última proposta apresentada pelas instituições (Comissão Europeia, Fundo Monetário Internacional e Banco Central Europeu) ao governo grego, no quadro das negociações sobre a assistência financeira ao país.