
Santos Pereira pretende encontrar "clientes alternativos"
Leonardo Negrão/Global Imagens
O ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, disse, esta sexta-feira, esperar que haja negócios com a Argélia para a venda de navios, de rádios [militares] e de tecnologias de comunicação e de informática.
"As autoridades argelinas mostraram interesse em conhecerem, não só a nossa indústria naval, como também as indústrias associadas à defesa, nomeadamente no setor das telecomunicações e da informática", explicou Álvaro Santos Pereira aos jornalistas no intervalo das apresentações dos vários produtos portugueses, que potencialmente podem interessar à comitiva argelina.
"Estamos a falar de navios, de tecnologias de comunicações, de rádios, e de muitos materiais, de várias tipologias e de vários serviços, associados à indústria da defesa", esclareceu o ministro português no Arsenal do Alfeite, na presença do ministro da Indústria, das PME e da Promoção do Investimento da Argélia, Mohamed Benmeradi.
Álvaro Santos Pereira destacou o interesse das autoridades argelinas em vários dossiers, nomeadamente ao nível das telecomunicações e das diversas indústrias ligadas à defesa, salientando, que também há, da parte de Portugal, todo o interesse em dar a conhecer as suas capacidades tecnológicas, que são "bastante apreciadas".
"A melhor maneira de garantirmos postos de trabalho é criando oportunidades de negócio. Sabendo que Portugal, neste momento, tem de se internacionalizar e de exportar mais, temos de utilizar todas as nossas valências e os nossos setores para o conseguir", defendeu Santos Pereira, antes da visita às instalações do Arsenal do Alfeite, em Almada.
O secretário de Estado da Defesa, por seu lado, adiantou que a visita das autoridades argelinas, insere-se num contexto de "busca de clientes alternativos", não apenas para os estaleiros do Alfeite, como para outras empresas.
"Esta é uma tentativa de atrair clientes para todas as empresas nacionais, sejam estaleiros ou não. Serve para dar a conhecer a produção nacional e os estaleiros de Viana do Castelo que são uma parte importante dessa produção", disse Paulo Braga Lino, dando ainda a garantia de que o Governo continua empenhado em encontrar uma solução para a situação complicada da empresa do Norte.
Álvaro Santos Pereira e Paulo Braga Lino visitaram hoje, com o ministro argelino da Indústria, das PME e da Promoção do Investimento, Mohamed Benmeradi, o Arsenal do Alfeite, em Almada, no âmbito da II Reunião do Grupo de Trabalho Luso-Argelino, que termina hoje em Lisboa.
