Os ministros das Finanças da zona euro vão realizar esta terça-feira uma reunião extraordinária em Bruxelas para tentar encontrar uma solução para a crise grega, indicaram diferentes fontes europeias.
Corpo do artigo
O encontro, que não estava programado, foi organizado para aproveitar a reunião num jantar de trabalho de todos os titulares das Finanças de toda a União Europeia (UE) para debater a reforma da disciplina fiscal.
O Eurogrupo vai debater em Bruxelas as "possíveis vias para avançar" para resolver a crise na Grécia", explicou uma das fontes europeias.
Actualmente, a UE está a debater a possibilidade de outorgar um segundo pacote de ajuda à Grécia, que poderia ascender a 90 mil milhões de euros para cobrir as necessidades de financiamento do país até 2014.
Fontes citadas na imprensa asseguram que um terço desta segunda ajuda será facilitado pela UE e pelo fundo Monetário Internacional (FMI), um terço será originado pelo programa de privatizações grego e o restante será fornecido pelos credores privados da Grécia, ponto que constitui o maior foco de ausência de acordos.
A Alemanha defende um adiamento de sete anos nos vencimentos dos títulos gregos, opção que é vista com reticências pelo Banco Central Europeu, um dos principais credores da Grécia e contrário a qualquer contribuição privada que possa ser interpretada como uma reestruturação da dívida "de facto" pelos intervenientes do mercado.