Montalegre, que recebeu o título único em Portugal de Património Agrícola Mundial, destaca-se entre outras coisas pela sua gastronomia. Desde a carne barrosã ao cozido e ao Fumeiro de Montalegre, saiba que, quando visitar este município, não irá partir de barriga vazia.
Corpo do artigo
O ano era 1273. Cerca de 100 anos antes, tinha Portugal sido fundado, através da celebração do Tratado de Zamora. Nascia então Montalegre, um município histórico que faz questão de preservar aquilo que é tradicional, da gastronomia aos monumentos.
O concelho de Montalegre, composto por 25 freguesias, dá casa a mais de 9.000 pessoas.
No próximo dia 9 de junho assinalam-se então os 750 anos da fundação deste concelho da região de Barroso, feita oficialmente através de uma carta de foral de D. Afonso III. Com os versos "Ai! Não há gente/Mais valente e prazenteira/Do que esta cá da fronteira/Do Norte de Portugal!", da Marcha de Montalegre, define-se o povo montalegrense: persistente e hospitaleiro.
Dividindo fronteiras com Espanha, Montalegre orgulha-se de fazer parte, com 26,5% da sua superfície, do Parque Nacional da Peneda-Gerês, um dos maiores e mais maravilhosos do nosso país. Atualmente, a sua área de cerca de 805 quilómetros é casa de mais de 9.000 pessoas, distribuídas pelas suas 25 freguesias.
Apesar da sua longa história, Montalegre escolhe celebrar o seu aniversário a olhar atentamente para o que está por vir e a honrar tudo o que até hoje já ergueu - como a cerimónia da Sexta 13 - Noite das Bruxas e a constituição de Património Agrícola Mundial, reconhecimento único em Portugal, e de Reserva da Biosfera.
A importância dada às tradições reflete-se na Agenda Cultural do município, que todos os meses está recheada com dezenas de eventos. Neste mês de junho, por exemplo, além do feriado municipal, celebrado no dia 9, acontece a 22.ª Feira do Livro e a 16.ª Mostra Pedagógica - Educ@, destacando-se ainda os eventos Sintonias na Rádio, Rede Casas do Conhecimento, Mundial de Rallycross, a oficina "Vamos fazer manteiga?" e o projeto experimental "Hoje vai tudo pelo portal fora!".
Entre o Cozido Barrosão e o tradicional Fumeiro, Montalegre assume-se como uma terra fria capaz de aquecer o coração mais gelado. Junte-se também às celebrações dos 750 anos do Foral de Montalegre e venha ver por si.