A agência de notação Moody's baixou, sexta-feira, em dois níveis a classificação da Irlanda para a nota mais baixa entre os pagadores de confiança e explicou a decisão com a deterioração das perspectivas económicas do país.
Corpo do artigo
A agência de notação adiantou que a perspectiva de evolução da notação da Irlanda é "negativa", o que significa que a Moody's admite reduzir ainda mais a classificação, agora no nível "Baa3".
"A principal razão para a descida é o enfraquecimento da solidez financeira do governo irlandês devido ao estado da economia e a criação de novos compromissos com os bancos", explica agência em comunicado hoje divulgado.
A degradação das perspectivas económicas do antigo "tigre céltico" explica-se pelo processo de consolidação orçamental, a contracção do crédito no sector privado e por um ambiente menos favorável em matéria fiscal, acrescenta.
A agência sublinha que os testes recentemente levados a cabo nos bancos vão conduzir a um aumento do custo do resgate do sistema financeiro para o Estado e que esse factor é negativo para a classificação do país enquanto pagador das suas dívidas.
Se a nota da Irlanda for diminuída em mais um ponto pela Moody's, o país deverá sofrer um forte aumento nas taxas de juro dos seus financiamento.
Cenário que é possível se a Irlanda não mantiver a meta de reduzir a dívida pública ou se a situação económica do país se continuar a deteriorar-se, avisou a agência de 'rating'.