O presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses, Manuel Machado, aplaudiu a iniciativa da associação Deco de disponibilizar um simulador online para calcular o valor correto do Imposto Municipal sobre Imóveis.
Corpo do artigo
"Queremos que os impostos sejam cobrados com transparência e com equidade. Tudo o que contribuir nesse sentido, registamos como importante e válido para melhorar a vida em comum", referiu Manuel Machado, em Barcelos, à margem de uma reunião do Conselho Diretivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP).
A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (Deco) disponibilizou um simulador online para calcular o valor correto do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).
A Deco anunciou que vai solicitar uma audiência ao Governo para abordar as "ineficiências no cálculo" deste imposto.
"O objetivo da Deco é quantificar o montante que o Estado está a arrecadar indevidamente e depois apresentar esses números", informou a associação.
O presidente da ANMP disse registar "com apreço" o facto de haver associações e entidades que se preocupam com a justiça na fiscalidade e lembrou a "complexidade" do processo a avaliação dos imóveis, para sublinhar que "é natural" que ocorram erros.
No caso do IMI, admitiu que tanto poderá haver situações em que os proprietários estejam a pagar mais do que deviam como outras em que "haverá subavaliação".