Já nada se faz sem tecnologia. Seja em casa ou até mesmo no trabalho, tudo se rege em volta dos vários avanços tecnológicos aos quais temos assistido.
Corpo do artigo
É um apaixonado pela área da tecnologia? Gosta de estar a par de tudo aquilo que acontece e de tudo aquilo que vai surgindo em termos de inovações? Então prepare-se porque está a chegar a semana que lhe vai encher as medidas. E o melhor de tudo é que à tecnologia se vai juntar a cultura e a arte.
É já entre os dias 10 e 12 de outubro que vai começar em Aveiro mais uma edição dos Techdays, os dias mais tecnológicos do seu ano. Num evento onde a tecnologia é o tema principal, vários serão os debates que irão colocar no centro de discussão as mais variadas áreas onde ela tem impacto. As inscrições para fazer parte das conferências já estão abertas e entre os oradores vai poder encontrar Michaela Magas - fundadora do Music Tech Fest e galardoada em 2017 como a mulher inovadora do ano -, Thomas Wiegand - professor universitário e presidente do Focus Group da ITU/OMS em Inteligência Artificial para a Saúde - e Francesca Bria - do Barcelona Smart City Experience.
Depois da tecnologia, vem a cultura. Nos dias 7 a 13 de outubro, a CRIATECH vai regressar a Aveiro com as mais variadas criações, aliando a arte digital e a tecnologia em espaço público. Nesta 3ª edição, a promessa é a de explorar os desequilíbrios entre o Homem e a Tecnologia, mas, ao mesmo tempo, a própria busca pelo equilíbrio em si. Para além de apreciar as peças em exposição os visitantes poderão também fazer parte delas.
Entre as várias criações, quem se atrever a visitar a CRIATECH vai poder contemplar a "As We Are Blind" - um piano mecânico que toca a partitura do espetador, calculando e interpretando o campo eletromagnético humano sob a forma de uma criação musical e fotográfica - bem como a "Photo Luminescente" - uma instalação interativa onde os visitantes poderão tirar fotografias que imprimem de forma temporária na parede.
E em último, mas não menos importante ou impactante, vem a arte. Surgindo como uma estreia na cidade de Aveiro, durante os dias 11 e 12 de outubro, o PRISMA/ Art Light Tech vai ter como elemento central a luz. Numa combinação de várias instalações de arte contemporânea, que incluem projeções, instalações e obras de som e luz espalhadas por vários pontos da cidade, muitos serão os artistas de renome internacional presentes. Uma das características deste evento, para além de dar a conhecer a cidade, é o envolvimento do tecido artístico e criativo com a comunidade.
Das várias criações, é de destacar a "Coretto of Love" - uma instalação com lâmpadas programadas para interagir com a música ao vivo, podendo ser interpretada por músicos ou pelo público - e o "Initi e Floex" - um grande instrumento musical que faz a arquitetura gerar sons e luz de acordo com os gestos do público.
Como vê, várias são as razões para se deslocar a Aveiro neste mês de outubro. Seja pela arte, pela tecnologia, pela cultura ou pelas três, não deixe escapar esta semana.