Anna Vicente, de 12 anos, residente em Braga, é uma das 15 selecionadas da iniciativa "Regresso às Aulas", promovida pelo Jornal de Notícias, Staples e Opticalia, que distingue a excelência escolar em famílias com carência económica.
Corpo do artigo
A jovem mudou-se com a família do Brasil para Portugal há um ano, mas isso não a impediu de manter a excelência que caracteriza todo o seu percurso escolar.
"Não tive tantas dificuldades de adaptação como pensei que teria, mas também o ensino não é igual ao do Brasil. Aqui há mais tempo de aulas, o inglês é muito mais forçado e melhorei bastante. A História é completamente diferente e o Português também tem palavras diferentes", apontou a jovem, que quer ser médica, com especialização em cardiologia geriátrica, para quando "os pais envelhecerem poder cuidar deles".
Para a mãe, Sara Vicente, bacharel em Gestão, agora por casa para tomar conta dos três filhos (tem outros dois de 10 e 5 anos), "este prémio é um orgulho". "É uma oportunidade de ver o esforço reconhecido. Vivemos um momento difícil, por conta dessa crise mundial, e nem sempre podemos dar todo o suporte que gostaríamos, em especial por serem três. Podemos ficar tranquilos porque o material académico já está garantido", assinalou.
Sobre o desempenho da filha, avança que "sempre foi boa aluna". "Muito concentrada, sempre gostou muito de estudar e fico muito feliz e orgulhosa por se ter adaptado bem e pelos elogios dos professores, pelo comportamento nas aulas e perante os outros", finalizou.
Perfil
Nome: Anna Beatriz Azevedo Vicente
Idade: 12 anos
Localidade: Braga
Ano a frequentar: 7.º
Aproveitamento: Nota "5" a tudo
Quando for grande quero ser: Cardiologista geriátrica