O vinho verde Nativo Reserva Branco 2020, elaborado pelo projeto Três Rostos, liderado pelo enólogo António Sousa, é o grande vencedor dos Prémios UVVA 2024.
Corpo do artigo
O néctar premiado é um vinho da sub-região de Amarante que nasceu da fusão de 70% de alvarinho, casta nativa da sub região de Monção/Melgaço, com 30% de avesso, casta típica da sub região de Baião.
As castas foram fermentadas em separado e posteriormente loteadas e envelhecidas em barrica. O vinho venceu os prémios "Melhor Vinho UVVA 2024", "Melhor Branco UVVA 2024" e "Melhor Amarante - Prémios António Lago Sequeira".
O Casa de Oleiros Bruto Espumante 2018, produzido por Manuel Nunes Costa Camizão, foi eleito "Melhor Espumante UVVA 2024"; QdP Vinhão 2023, produzido pela Soc. Agr. Quinta do Peso, conquistou a distinção de "Melhor Tinto UVVA 2024"; e o Gula Escolha 2023, da autoria de António Líria - Gula Wines, arrecadou a distinção "Melhor Rosé UVVA 2024".
Nesta edição estiveram em competição um total de 85 vinhos (espumantes, brancos, rosés e tintos), representativos dos produtores presentes no evento UVVA - Universo Vinho Verde Amarante, que foram provados e avaliados, em prova cega, por um júri constituído por provadores da Revista de Vinhos e convidados, sommeliers de restaurantes do distrito do Porto e representantes da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV).
Esta foi a terceira edição dos Prémios UVVA, promovido pela autarquia de Amarante, que conheceu no fim de semana a sétima realização, com produção Essência do Vinho.
O UVVA, evento vínico da região de Amarante, foi criado em 2016 com o objetivo de promover o vinho verde como produto estratégico de desenvolvimento local e de promoção turística. Promovido pelo Município de Amarante, através da InvestAmarante, o UVVA é organizado pela Essência Company e tem como parceiros a Associação de Turismo do Porto e Norte, a Dolmen – Desenvolvimento Local e Regional e o Círculo António do Lago Cerqueira.