A Nissan reinventou o icónico LEAF, pioneiro nos automóveis elétricos, que agora assume um formato de crossover e oferece autonomias alargadas. Pode ser encomendado este outono, com entregas previstas para a primavera de 2026.
Corpo do artigo
O novo LEAF foi desenvolvido para superar barreiras à adoção de veículos elétricos e integra-se no ecossistema elétrico. Oferece uma alternativa para utilizadores de motores de combustão interna, com autonomia máxima maior (até 604 km), velocidades de carregamento melhoradas (até 417 km em 30 minutos) e um conjunto de tecnologias que facilitam a condução e a posse de um EV.
Este modelo foi redesenhado para responder a expectativas de clientes modernos, mantendo as raízes de inovação. Arnaud Charpentier, Vice-Presidente Regional de Marketing & Mobilidade da Nissan AMIEO, afirma que o novo LEAF oferece um veículo elétrico com autonomia e design.
Concebido no Estúdio de Design Global da Nissan em Atsugi, Japão, o novo Nissan LEAF apresenta uma silhueta que reflete o seu caráter e eficiência aerodinâmica. Com um coeficiente de resistência de 0,25, o design otimiza o fluxo de ar para melhorar o desempenho e a autonomia. Puxadores de portas embutidos, linha de tejadilho fluida, cobertura total do piso e superfícies esculpidas criam um perfil moderno, enquanto a iluminação dianteira e traseira proporciona uma identidade na estrada.
Apesar do exterior compacto, o novo Nissan LEAF oferece um interior espaçoso, concebido para satisfazer necessidades diárias de uma família. Com uma disposição de bagageira, o novo Nissan LEAF oferece 437 litros VDA de espaço de carga. O acesso à bagageira torna-se mais conveniente com a abertura elétrica. Algumas variantes incluirão barras de tejadilho.
Desde o tejadilho panorâmico de vidro escurecido, aos faróis traseiros 3D e aos acabamentos em materiais, todos os detalhes do novo LEAF foram concebidos com intenção. No interior, os condutores encontram um espaço ergonómico com linhas simples, visibilidade e iluminação ambiente.
O novo Nissan LEAF está disponível em sete opções de cores exteriores, incluindo a cor turquesa exclusiva do LEAF - Luminous Teal. Os acabamentos interiores estão disponíveis em preto ou branco com detalhes em roxo.
Em todas as versões, os designs das jantes são otimizados para desempenho aerodinâmico e estilo. As opções incluem jantes de liga leve de 18 polegadas com pneus 195 na versão de entrada, jantes de liga leve de 18 polegadas com pneus 215 na versão intermédia e jantes de liga leve de 19 polegadas com pneus 235/45R19 na versão topo de gama. O design das jantes de liga leve de 18 polegadas apresenta uma referência ao padrão "Ni-San".
Giovanny Arroba, Vice-Presidente da Nissan Design Europe, afirma que introduziram uma nova expressão de design elétrico no LEAF. A silhueta aerodinâmica e a iluminação distinta refletem uma compreensão do que os condutores europeus de veículos elétricos valorizam.O novo Nissan LEAF foi concebido para proporcionar flexibilidade. Os clientes podem escolher entre duas opções de baterias: a Standard, que tem 52 kWh úteis e proporciona até 456 quilómetros de autonomia WLTP; e a Extended, com 75 kWh úteis e até 604 quilómetros de autonomia.
Carregamento
Com capacidade de carregamento rápido DC de até 150 kW, o novo Nissan LEAF pode recuperar até 417 km em 30 minutos. Em autoestrada, oferece mais de 330 km de autonomia a 130 km/h. Esta autonomia, combinada com o interior espaçoso, torna-o uma escolha prática como veículo principal da casa.
A gestão térmica da bateria assegura um carregamento rápido e consistente. Funciona em conjunto com o Planeador de Rotas no Automóvel do Google Maps para colocar a bateria à temperatura ideal ao aproximar-se de um carregador rápido. O sistema integrado do Google também ajuda a resolver o problema do planeamento de viagens longas, identificando paragens de carregamento ao longo do percurso.
Equipado com a funcionalidade V2L (Vehicle-to-Load), o novo LEAF permite o carregamento de dispositivos externos a partir do automóvel, alimentando uma variedade de dispositivos. Os clientes podem utilizar uma porta de carregamento V2L externa para alimentar dispositivos, acedendo a até 3,6 kW de potência.
O novo Nissan LEAF é compatível com a tecnologia Vehicle-to-Grid (V2G), pelo que, no futuro, poderá enviar energia armazenada para a rede elétrica. Esta função ajudará clientes a reduzir custos de energia, apoiando um sistema energético mais estável.
Clíodhna Lyons, Vice-Presidente Regional, Planeamento de Produtos e Serviços, Nissan AMIEO, afirma que o novo Nissan LEAF reflete o compromisso de fornecer veículos elétricos que excedam as expectativas, integrando-se na vida quotidiana dos clientes.
Condução
O novo Nissan LEAF combina assistência ao condutor com desempenho elétrico. Construído sobre a plataforma modular CMF-EV, partilhada com o Nissan Ariya, apresenta suspensão dianteira MacPherson e uma disposição traseira multi-link para uma condução confortável, melhorando eficiência, equilíbrio e controlo.
O novo Nissan LEAF foi concebido para apoiar o condutor, dispondo de ProPILOT Assist com Navilink, que se adapta a curvas e limites de velocidade para uma condução em autoestrada, e-Pedal Step e a travagem regenerativa ajustável proporcionam uma condução com um só pedal. Os níveis de regeneração são ajustáveis através de patilhas de mudança de velocidades ou automaticamente através do Controlo Inteligente da Distância.
Tem ainda, o sistema 3D 8-point Around View Monitor, com visualização da estrada em tempo real, uma vista do capot e uma vista frontal ampla para ver para além de obstáculos.
A segurança de série inclui Cruise Control Inteligente, Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem e Sistema de Monitorização do Condutor.
Tecnologia
O novo LEAF tem Google incorporado oferece acesso ao Maps, Assistente e Play Store diretamente nos dois ecrãs de 14,3 polegadas do veículo e a aplicação Conectividade (aplicação NissanConnect Services) permitirá acesso remoto ao estado da bateria, carregamento, pré-condicionamento da temperatura do habitáculo e planeamento de viagens.
O sistema áudio premium é da BOSE, com um altifalante integrado no encosto de cabeça do condutor para navegação e chamadas.
Construído na fábrica da Nissan em Sunderland, no Reino Unido, é o primeiro modelo novo a ser produzido no âmbito da iniciativa EV36Zero, que apoia o objetivo da Nissan de criar um ecossistema de veículos elétricos totalmente integrado, com produção alimentada por energia renovável e uma cadeia de fornecimento de baterias localizada.
As encomendas terão início neste outono, estando as primeiras entregas previstas para a primavera de 2026.