O icónico Nissan R32 está de volta à estrada, desta feita com coração elétrico, uma potência idêntica à do modelo original e tração às quatro rodas. Foi desenvolvido por um pequeno grupo de funcionários da Nissan, no Japão, e não há planos para o comercializar ou oferecer um kit de conversão.
Corpo do artigo
A liderar o projeto está o engenheiro de grupos motopropulsores EV (Eletric Vehicles) da Nissan, Ryozo Hiraku, um fã do R32 GT-R e antigo proprietário de um R32 Skyline, que doou um modelo original para ser trabalhado pela equipa, motivada pelo desejo de eletrificar um automóvel que venerava e garantir que poderia ser conduzido durante décadas.
“Perguntei-me se daqui a 30 anos os proprietários desta incrível máquina ainda poderiam comprar gasolina e desfrutar da sua condução. Vi mérito em usar tecnologia elétrica e digital para replicar o apelo do R32 GT-R para que as gerações futuras o pudessem experimentar”, confessou Hiraku
À primeira vista, o R32 EV quase poderia passar por um R32 GT-R de série. Com acabamentos em cinzento Gun Grey metalizado, a aparência de fábrica do veículo disfarça o coração que o faz mover.
Uma experiência eletrificante
Para reproduzir as performances do motor twin turbo de 2,6 litros de cilindrada, a equipa instalou dois motores elétricos de 160 kW, cada um capaz de fornecer até 340 Nm de binário. Retiraram o banco traseiro e instalaram seu lugar a bateria de 62 kWh do LEAF Nismo RC02.
Embora o desenvolvimento do R32 EV ainda esteja em curso, o objetivo da equipa não é exceder, mas sim igualar o desempenho do GT-R original, que produzia 280 CV (206 kW) e 353 Nm de binário. E, embora o modelo elétrico seja cerca de 370 quilos mais pesado do que o veículo original, devido ao conjunto de baterias e aos componentes elétricos, os engenheiros afinaram a sua potência e binário para igualar a relação binário/peso do original com motor a gasolina.
Desempenho dinâmico
A Nissan sublinha que a equipa que está a trabalhar no R32 EV "tem como objetivo criar um verdadeiro automóvel para o condutor, em vez de estar preocupada com a potência total e o desempenho em linha reta".
E, da mesma forma, a chave para alcançar a desejada proeza dinâmica é o sistema de tração integral, que terá de replicar a eficácia do sistema de tração integral ATTESA E-TS, lançado há 35 anos, e que garantiu ao R32 GT-R original uma tração e estabilidade impressionantes em todas as condições meteorológicas. Com um sistema de embraiagem de acionamento hidráulico, podia distribuir o binário até 50:50 entre as rodas dianteiras e traseiras.
À medida que a equipa for avançando no desenvolvimento do R32 EV, irá trabalhar para afinar os motores elétricos duplos de modo a corresponderem ao padrão de referência estabelecido pelo veículo original. Com um conjunto de sensores modernos e a ausência de componentes mecânicos como as embraiagens, os motores elétricos duplos podem responder mais rapidamente e distribuir o binário entre os dois eixos com uma precisão ainda maior do que o sistema mecânico que substituíram.
Suspensão desportiva
O modelo elétrico dispõe de um kit de suspensão desportiva Nismo com amortecedores Öhlins para garantir um comportamento de alto nível e que haja uma rotação limitada da carroçaria, apesar do peso adicional dos componentes EV.
Enquanto a maioria dos veículos elétricos produzidos em massa tem como objetivo proporcionar uma experiência de habitáculo silenciosa, a equipa do R32 EV procurou reproduzir o envolvimento sensorial do R32 GT-R, dotando-o de patilhas de mudança de velocidades e um altifalante no habitáculo que emite um som inspirado no som original do motor RB26DETT.
Para reproduzir a sensação da caixa manual, a equipa programou as patilhas para criarem um feeling idêntico ao sentido quando se passam mudanças manuais, simulando o breve solavanco que o condutor sente quando aciona a embraiagem e passa de relações para cima ou para baixo numa caixa mecânica.
Para acomodar discos de travão maiores e as pinças mais robustas, a equipa desenvolveu uma jante de 18 polegadas, inspirada na original de 16 polegadas do R32 GT-R.
No interior, o objetivo era manter o habitáculo com as peças originais, apenas atualizando os principais itens para melhorar a experiência do condutor. Os bancos foram substituídos por Recaro personalizados e o sistema áudio duplo DIN, os indicadores e o painel de instrumentos receberam ecrãs digitais de alta resolução que fornecem informações importantes ao condutor, mantendo o seu perfil original.
Depois de todos os componentes terem sido instalados, a equipa recorreu ao piloto principal de testes da Nissan, Hiroyoshi Kato, para avaliar a experiência de condução. Kato não só é um dos condutores mais experientes da Nissan, como também foi membro do grupo de avaliação que afinou o R32 GT-R antes do seu lançamento em 1989.
Com as fases de fabrico e montagem concluídas, Hiraku e a equipa vão, agora, concentrar-se na afinação e no desenvolvimento dinâmico.
Embora não haja planos para comercializar o R32 EV ou oferecer um kit de conversão, o projeto tem permitido acumular conhecimentos importantes para os membros da equipa que dedicaram muitas horas do seu tempo livre para tornar a sua visão uma realidade.
Depois de todos os componentes terem sido meticulosamente instalados, a equipa recorreu ao piloto principal de testes da Nissan, Hiroyoshi Kato, para avaliar a experiência de condução. Kato não só é um dos condutores mais experientes da Nissan, como também foi membro do grupo de avaliação que afinou o R32 GT-R antes do seu lançamento em 1989. Passou algum tempo no lugar do condutor do R32 EV, fornecendo à equipa do projeto um feedback inestimável.
Com as fases de fabrico e montagem concluídas, Hiraku e a equipa podem agora concentrar-se na afinação e no desenvolvimento dinâmico.
Embora não haja planos para comercializar o R32 EV ou oferecer um kit de conversão, o projeto tem permitido acumular conhecimentos importantes para os membros da equipa que dedicaram inúmeras horas do seu tempo livre para tornar a sua visão uma realidade.