Há sete temas a votos. Vencedor circula a partir de 2026.
Corpo do artigo
As novas notas de euro a emitir pelo Banco Central Europeu (BCE) vão ter, na frente e no verso, motivos alusivos a um de sete temas, agora submetidos a votação. Os temas pré-selecionados, ontem revelados, são: “aves”, “cultura europeia”, “mãos”, “futuro da Europa”, “rios”, valores amigos do ambiente e “Europa, nós próprios”.
Ontem, o BCE revelou estas opções temáticas gráficas para as futuras notas e convidou os europeus a participar num inquérito através do qual podem escolher o tema que preferem. Estas notas devem entrar em circulação só daqui a três anos. O BCE diz que decide sobre o início da sua produção em 2026. Para já, o banco central convida os cidadãos “a expressar as suas preferências relativamente aos temas pré-selecionados, num inquérito público até 31 de agosto”.
Prevenir falsificações
O BCE refere que utilizará os resultados dos inquéritos para selecionar, até 2024, o tema para a próxima geração de notas de euro e que, depois disso, “realizará um concurso para o desenho das novas notas..Está previsto que o BCE decida, em 2026, sobre o futuro desenho e o início da produção e emissão das novas notas”, diz fonte oficial.
Serão produzidas novas notas de 5, 10, 20, 50, 100 e 200 euros. E porque são necessárias novas notas? Segundo o BCE, “todos os bancos centrais atualizam, regularmente, as suas notas ou desenvolvem novas para dissuadir os falsificadores”. Além disso, “é uma oportunidade para torná-las mais atrativas, significativas e inclusivas”, acrescenta.

