A Citroën completou a renovação do seu best-seller C3 (mais de 1,5 milhões de unidades vendidas) com o lançamento das versões com motores térmicos. E a boa novidade é o preço da You, a versão de acesso à gama: 14.990 euros.
Corpo do artigo
O novo C3 já está disponível para encomenda nas motorizações a combustão (o híbrido chega no final do ano) e apresenta caraterísticas que o pretendem diferenciar no concorrido segmento B do mercado, a começar pelo sistema de suspensão com batentes hidráulicos progressivos, de série em todas as versões, que aspira proporcionar o conforto típico da marca.
Neste capítulo, a Citroën destaca, ainda, os bancos Advanced Comfort® da versão MAX, a arquitetura do painel de bordo C Zen Lounge, o Head Up Display (informações projetadas no para brisas) e o volante de pequenas dimensões.
O C3 tem maior distância ao solo que a geração anterior (197 mm), oferecendo uma posição elevada ao volante, e, com 4,01 metros de comprimento, promete ser ágil na cidade. A versão de topo, a MAX tem navegação 3D conectada num ecrã tátil de 10", controlo automático da climatização e carregamento e espelhamento sem fios do smartphone.
Na entrada de gama está um motor turbo a gasolina de 1,2 litros com 100 cv, associado a uma caixa manual de seis velocidades. Está agora equipado com uma corrente de distribuição e, embora os consumos estejam ainda pendentes de certificação, a marca pretende que, no ciclo combinado WLTP, esta versão alcance os 126 g/km de CO2.
A versão mais barata, a You, custa a partir de 14.990 euros e as primeiras entregas estão previstas para o verão.
HYBRID 48V
Ao motor Pure Tech 100, vai juntar-se um grupo moto propulsor com uma hibridação leve - de 48V -, com dois motores (a gasolina e elétrico) que funcionam em conjunto ou separadamente, de forma automática. É composto por uma bateria de iões de lítio de 48V, que se recarrega durante algumas fases da condução, um motor a gasolina de 3 cilindros de 100 cv , concebido especificamente para o novo sistema híbrido e acoplado a uma caixa de velocidades eletrificada de dupla embraiagem ë-DCS6 que integra um motor elétrico ë-Motor de 21 kW, produzido em França. Em acelerações mais fortes, o motor elétrico fornece 9 kW adicionais (cerca de 12 cv),
Com um binário de 205 Nm (55 Nm para o motor elétrico), esta versão está certificada com 117 g/km de CO2.
CONFORTO
As suspensões Citroën Advanced Comfort®, com duplo batente hidráulico progressivo, são de série em todas as versões.
Há dois batentes em cada canto do veículo, em conjunto com o amortecedor e a mola, um para a compressão e outro para a descompressão (ou ressalto) uma solução que "permite aos engenheiros ajustar a suspensão mais livremente e proporcionar uma sensação em estrada muito mais suave", refere a Citroën .
A mola e o amortecedor trabalham em conjunto com os batentes hidráulicos de compressão e descompressão para abrandar gradualmente o movimento e evitar os solavancos no final do curso. A velocidades médias, facilita a gestão dos movimentos, nomeadamente para a frente e para trás, e mantém o veículo nivelado em estradas irregulares.
A secção dianteira do habitáculo comporta um painel de bordo minimalista e tratado horizontalmente, para reforçar a impressão de largura, libertando espaço para o condutor e o passageiro. O painel de instrumentos está dividido em dois níveis, com os elementos técnicos na parte superior e uma secção envolta em tecido, denominada "Sofa Design" (por se inspirar na suavidade e no toque dos sofás), na parte inferior.
No interior há espaços de arrumação nos painéis das portas, na consola central e sob o apoio de braços central, estando disponível um carregador sem fios na consola central. O volume da bagageira é de 310 litros, que pode ser aumentada graças à modularidade do banco traseiro, que é rebatível 60-40.
EQUIPAMENTO, CONECTIVIDADE E TECNOLOGIA
Estão disponíveis dois níveis de infoentretenimento sendo que, nas versões You, um suporte integrado permite aos condutores "acoplar" o smartphone e abrir, automaticamente, uma nova aplicação dedicada, utilizando a tecnologia sem fios Near Field Communication (NFC).
Assim, será possível utilizar o dispositivo para aceder a atalhos para serviços de telefone, rádio, navegação e música.
De série nas versões Max, a navegação 3D, num ecrã tátil de 10,25", utiliza uma arquitetura de widgets inspirada nos smartphones para fornecer atalhos virtuais para as principais funções de navegação, telefone, rádio, aplicações e multimédia. A função WiFi sem fios permite o espelhamento do smartphone e a compatibilidade com o Apple CarPlayTM e o Android AutoTM.
Além de equipamentos como a climatização automática, a assistência ao estacionamento ou a câmara de marcha-atrás, o C3 dispõe de sistema de travagem de emergência, que funciona entre os 5 e 135 km/h, de dia e de noite, Aviso Ativo de Saída de Faixa de Rodagem, que corrige suavemente a direção se o automóvel se desviar da trajetória, Reconhecimento de Sinais de Velocidade, travão de estacionamento elétrico, sistema de assistência ao arranque em subidas, máximos automáticos.
Níveis de equipamento
A versão You tem faróis LED, suspensão Citroën Advanced Comfort®, sistema de travagem de emergência, Head Up Display, Smartphone Station, iluminação automática, ajuda ao estacionamento traseiro, controlo da velocidade de cruzeiro e ar condicionado manual, entre outro equipamento.
A mais equipada Max (19.200 euros) acrescenta ao nível anterior uma pintura em dois tons, barras de tejadilho decorativas, jantes de liga leve de 17 polegadas com acabamento diamantado, luzes traseiras LED e vidros traseiros escurecidos. No interior, o C3 tem um ecrã tátil a cores de 10,25 polegadas, com navegação 3D, bancos Citroën Advanced Comfort®, uma segunda fila de bancos rebatíveis, ar condicionado automático, carregamento sem fios, câmara de marcha-atrás, vidros traseiros elétricos, limpa para-brisas automático e faróis médios e máximos de comutação automática.
O C3 está, também, disponível com motorização elétrica, que custa 23.300 e 27.800 euros, nas versões You e Max, respetivamente.