O Ford Puma já pode ser encomendado numa versão 100% elétrica, a Gen-E, com as primeiras entregas previstas para a primavera de 2025. Tem autonomias até 523 quilómetros, em cidade, e 376 em estrada, conseguindo carregar dos 10 aos 80% em 23 minutos.
Corpo do artigo
O Puma Gen-E mantém as linhas dinâmicas do modelo com motor a combustão, mas a dianteira apresenta uma nova assinatura luminosa com faróis LED matriciais e uma grelha fechada, característica dos veículos elétricos. As jantes de liga leve exclusivas e o spoiler traseiro contribuem para um visual mais desportivo e aerodinâmico.
No interior, destaque para o painel de instrumentos digital e um monitor a tela central sensível ao toque que integra o sistema de infotainment SYNC 4 de última geração da Ford, com navegação ligada à cloud7, com Apple CarPlay e Android Auto sem fios.
A alavanca de velocidades de comando eletrónico, colocada atrás do volante, permite alternar entre a condução, o ponto-morto e a marcha-atrás de um modo fácil, e a condução selecionável com um só pedal torna a circulação no trânsito citadino mais fluida.
O sistema de Intelligent Adaptive Cruise Control com Stop & Go e Lane Centring (manutenção na faixa de rodagem) permite acelerações e travagens mais suaves e o sistema Predictive Speed Assist11 ajuda nas curvas em estrada, rotundas e nas entradas e saídas das autoestradas. Em cidade, está disponível um sistema de câmara com visão a 360 graus.
A marca refere que a plataforma Alexa Built-in9 permite aos condutores utilizar comandos de voz para saber quando o seu restaurante favorito está aberto ou adicionar itens à sua lista de compras, por exemplo, e a nova e mais elevada consola central oferece mais capacidade de arrumação.
O apoio de braços deslizante permite encontrar a posição mais confortável em viagens maiores e permite o carregamento wireless de telemóveis.
A bagageira tem uma capacidade até 574 litros, a que se somam mais 43 litros no frunk (bagageira frontal, bem acima da média do seu segmento.
Desempenho e autonomia
A bateria, de 43 kWh, garante uma autonomia de até 376 quilómetros em estrada (ciclo WLTP) e 523 em circuito urbano e, num carregador rápido de 100 kW, carrega dos 10 aos 80% em 23 minutos. A Ford não indica a velocidade máxima do Puma Gen-E, mas indica que os 168 cavalos de potência permitem acelerar dos 0 aos 100 km/h em oito segundos e que o modelo oferece uma resposta da direção semelhante à do desportivo Puma ST.
Está disponível em duas versões, que custam a partir dos 35.842 e dos 38.179 (Premium), e tem três packs de equipamento: Winter (587 euros); Driver Plus (912 euros na Premium e 1 219 euros na vers~sao de entrada de gama); e Conforto (1 016 euros).
As Jantes de liga leve de 19" e pneus 225/40 R19 93H custam 1132 euros e o teto panorâmico chega aos 1.260 euros.
O novo modelo é construído na fábrica de montagem de última geração da Ford Otosan, em Craiova, na Roménia, utilizando unidades de tração elétrica produzidas nas instalações da Ford em Halewood, no Reino Unido.
O Puma Gen-E já está disponível para encomenda, com as primeiras entregas previstas para a primavera de 2025.

