Apresentado em Portugal, o novo Hyundai Kauai elétrico chega aos concessionários no dia 1 de abril, com duas opções de bateria, que asseguram autonomias entre os 377 e os 514 quilómetros, podendo chegar aos 683 em circuito urbano. Com um elevado conteúdo tecnológico, vai custar a partir dos 43.490 euros.
Corpo do artigo
O desenho da nova geração do Kauai, também disponível com motores a combustão e híbridos, começou com o desenvolvimento do modelo elétrico, evoluindo depois para o de motor de combustão. Uma decisão que, realça a marca, “reflete a estratégia de eletrificação acelerada da empresa”.
O Kauai EV tem uma variante com bateria de 65,4 kWh e um motor elétrico de 218 cv (160 kW), permitindo uma autonomia máxima de mais de 514 quilómetros (ciclo WLTP). A versão “normal” tem uma capacidade de bateria de 48,4 kWh, com o motor a debitar 156 cv (111 kW), para uma autonomia máxima de 377 quilómetros (WLTP).
"O Kauai Electric desempenhará um papel importante, juntamente com os nossos modelos IONIQ, no reforço da liderança da Hyundai em matéria de veículos elétricos. O novo modelo baseia-se na grande reputação da primeira geração do Kauai Electric e foi concebido e projetado para liderar a concorrência, com as suas muitas caraterísticas excecionais”, afirma Jaehoon Chang, presidente e CEO da Hyundai Motor Company .
“Na Hyundai”, referiu, “não vemos a revolução dos EV apenas como a última tendência. Acreditamos que é um ponto de viragem não só para a indústria, mas também para a sociedade. Através da implementação de soluções de mobilidade amigas do ambiente, como os nossos VE, esperamos acelerar a transição para uma mobilidade limpa e fazer progressos para a humanidade".
Design dinâmico
O Kauai sempre teve um dos design mais interessantes dos SUV's do segmento B, uma caraterística que se manteve na nova geração. Tem um ar robusto e dinâmico e viu as suas dimensões aumentadas.
Com base na variante elétrica, o seu comprimento é agora de 4355 mm (175 mm mais comprido do que o primeiro Kauai elétrico), com uma distância entre eixos de 2660 mm (mais 60 mm). Tem uma largura de 1825 mm (mais 25 mm) e 1575 mm de altura (mais 20 mm).
O seletor de velocidades saiu da consola central e aloja-se, agora, atrás do volante, permitindo mais arrumação na área aberta da consola, que pode servir como porta-copos ou para arrumar sacos grandes. Os bancos da segunda fila rebatíveis e a bagageira acolhem até 466 litros de carga.
Técnica
O Kauai permite o condicionamento da bateria, garantindo um carregamento seguro e uma maior autonomia no inverno e uma nova iluminação da porta de carregamento assegura a visibilidade noturna.
Através do carregamento rápido de 102,3 kW CC, a bateria pode ser carregada de 10% a 80% da sua capacidade em 41 minutos. A versão com bateria de 65,4 kWh e jantes de 17'' pode adicionar até 162 km em 15 minutos e a versão de gama normal com 48,4 kWh e jantes de 17'' pode acrescentar até 114 km .
Num carregamento AC de 11 kW, a versão de série com a bateria mais pequena é carregada em 4 horas e 55 minutos, enquanto a versão de grande autonomia fica carregada em 6 horas e 55 minutos.
As patilhas de regeneração permitem aceder ao i-PEDAL e a aceleração, desaceleração e travagem podem ser feitas utilizando apenas o pedal do acelerador.
Por outro lado, o modelo está equipado com um sistema de regeneração inteligente, que ajusta automaticamente a quantidade de travagem regenerativa, com base na informação do fluxo de trânsito à frente.
Entre as novas tecnologias a bordo do Kauai estão um ecrã panorâmico duplo de 12,3'', atualizações OTA (Over-the-Air) completas e o Connected Car Navigation Cockpit (ccNC).
A marca, oferece, ainda, a versão mais recente dos seus serviços Bluelink® Connected Car, possibilitando o controle do automóvel através do smartphone ou comandos de voz.
É possível planear a melhor rota para um destino, de modo a incluir postos de carregamento ao longo do percurso e a funcionalidade Connected Routing assegura uma previsão de trânsito mais exata, horas de chegada mais precisas e um cálculo de rotas mais fiável, garante a marca.
Isto enquanto as estações de carregamento aparecem no mapa, mostrando a disponibilidade e os tempos de carregamento estimados. Ao clicar no ícone da estação no mapa, os utilizadores podem ver se está disponível o carregamento AC, DC ou ultrarrápido, como o IONITY.
A aplicação Bluelink® apresenta o nível de autonomia, o estado da bateria e os tempos de carregamento. Os clientes podem selecionar os tempos de carregamento que melhor se adaptam à sua agenda ou ao seu orçamento, tirando partido das tarifas de eletricidade fora de horas de ponta.
Segurança
O Kauai dispõe do nível mais avançado de funcionalidades Hyundai Smart Sense ADAS incluindo uma câmara interna do veículo para analisar a atenção do condutor e, em caso de sonolência ou descuido, alertá-lo ou intervir, se necessário.
Disponível nas versões Vanguard e N Line (esta reservada à versões com motores a combustão), o Radar de Ângulo Morto e Prevenção de Colisão, incluindo o Alerta de Tráfego na Retaguarda do Veículo com Assistência, permite efetuar uma mudança de faixa, emitindo um alerta para avisar do risco de colisão com veículos no ângulo morto. Se necessário, a travagem é aplicada automaticamente para evitar um acidente.
O modelo estará disponível para entrega no mercado nacional a partir do dia 1 de abril e custará a partir dos 43.490 euros na versão Premium e dos 48.750 euros na Vanguard. Haverá, ainda, uma campanha especial de lançamento para empresas com preços a partir de 32.990 euros (mais IVA).