O Mercedes-Benz Vans eSprinter Furgão, versão 100% elétrica, recebeu novos argumentos, a começar por uma autonomia alargada. Disponível, numa primeira fase, com duas versões da bateria, dois comprimentos e outros tantos formatos de carroçaria.
Corpo do artigo
O modelo foi agora apresentado pela Sociedade Comercial C. Santos e a vantagem mais visível desta renovação da gama é o ganho de autonomia.
Num percurso com cerca de 200 quilómetros, entre as instalações da empresa e Ribeira de Pena e volta, conseguimos regressar com uma média de 27 kWh/100 km.
“A eletrificação das frotas de veículos comerciais ligeiros é uma realidade e a oferta ajusta-se a cada vez mais necessidades de utilização das empresas clientes. O novo Mercedes-Benz eSprinter representa um salto significativo na escolha disponível no mercado”, afirma Patrícia Almeida, a chefe de vendas de veículos comerciais ligeiros da C. Santos.
O eSprinter passa a ter dois formatos e comprimentos de carroçaria, três tamanhos de bateria (mais do que triplica a autonomia) e uma elevada carga útil. Dependendo das necessidades, o cliente pode optar por maior autonomia ou maior carga útil (+30%, para 14 m3).
Com potência de até 204 cv e tração traseira (dianteira no antecessor), está disponível em combinação com bateria com capacidade útil de 56 kWh ou 113 kWh. Uma terceira variante de bateria, com 81 kWh, será lançada em breve.
Em termos de autonomias combinadas (WLTP), a marca refere que as três capacidades de bateria representam, respetivamente, até 221, 310 e 443 quilómetros.
O carregamento pode ser feito a 11 kW (em breve haverá a opção de 22 kW) em corrente alternada e até 115 kW (50 kW de série) em corrente contínua (carregadores rápidos).
Além disso, o novo eSprinter também estará disponível pela primeira vez como chassis cabine simples e conta com com vários novos sistemas de segurança e de tecnologia a bordo, como MBUX (Mercedes-Benz User Experience), que usa a inteligência artificial.