A segunda geração do Porsche Macan, apresentada há dias em Singapura, representa o primeiro SUV 100% elétrico da marca alemã. Aposta no formato coupé, oferece dois níveis de potência e a autonomia pode chegar aos 784 quilómetros em cidade. Abandona os motores térmicos e chega ao mercado no segundo semestre de 2024.
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Lançado em 2014, o SUV compacto da Porsche vendeu, até à data 800 mil exemplares, um número que obriga a marca a disponibilizar nesta nova geração o que de melhor a tecnologia tem para oferecer, mantendo o espírito desportivo que sempre a caraterizou. Novidade para a Europa, é mesmo o fim dos motores a combustão por razões que se prendem com a incapacidade do modelo em corresponder às futuras regulamentações de cibersegurança.
As duas versões disponíveis no imediato - Macan 4 e Macan Turbo - têm potências de 408 e 639 cavalos, binários de 650 e 1130 Nm, respetivamente, tração integral e, como opcional, pode ter o eixo traseiro direcional (permite um ângulo de viragem de até 5 graus e um círculo de viragem de 11,1 metros, facilitando as manobras e melhorando a agilidade em circuito urbano, enquanto garante uma estabilidade acrescida durante a condução a velocidades mais elevadas).
A marca assegura que os dois motores são controlados quase em tempo real, pois o Porsche Traction Management (ePTM), "atua cerca de cinco vezes mais rápido do que um sistema de tração integral convencional e pode reagir a uma derrapagem em 10 milissegundos".
“Com o Macan totalmente elétrico, o nosso objetivo é oferecer o modelo mais desportivo do seu segmento”, afirma Jörg Kerner, vice presidente da linha Macan.
E os números demonstram isso mesmo, pois o Macan 4 acelera dos 0 aos 100 km/h em 5,2 segundos e tem uma velocidade máxima de 220 km/h, enquanto o Turbo demora apenas 3,3 segundos e atinge o 260 km/h.
Os motores elétricos são alimentados por uma bateria de iões de lítio, instalada na parte inferior da carroçaria, com uma capacidade bruta de 100 kWh, dos quais até 95 kWh podem ser utilizados ativamente. A bateria de alta voltagem (HV) é um componente central da nova Premium Platform Electric (PPE) com arquitetura de 800 Volts, plataforma que a Porsche utiliza pela primeira vez.
A potência de carregamento DC é de até 270 kW e a bateria pode ser carregada dos 10 aos 80% em cerca de 21 minutos num posto de carregamento rápido. Nos postos de 400 Volts, um interruptor de alta tensão permite o carregamento em fases separadas, ou seja, divide a bateria de 800 Volts em duas partes iguais, cada uma com tensão nominal de 400 Volts .
A autonomia combinada em ciclo WLTP é de até 613 km no Macan 4 e 591 km no Macan Turbo.
Design desportivo
O novo modelo continua com um visual dinâmico e não renega as linhas do original, sendo "o primeiro Porsche que se torna elétrico a partir de uma identidade de produto já estabelecida”, afirma Michael Mauer, vice-presidente do Style Porsche.
“O novo Macan é claramente reconhecível pela sua identidade de marca como parte da família de produtos Porsche. As proporções clássicas da Porsche foram desenvolvidas e adaptadas da melhor forma aos desafios de um veículo elétrico. Isto reforçou ainda mais a aparência desportiva, moderna e dinâmica do Macan. O design não deixa dúvidas: continua a ser o automóvel desportivo do seu segmento, mesmo na forma elétrica”, referiu.
No que diz respeito a dimensões, o Macan mede 4.784 mm de comprimento, 1.938 mm de largura e 1.622 mm de altura e pode montar jantes de até 22 polegadas e com pneus de maiores dimensões nas jantes traseiras. A distância entre eixos, 86 mm mais longa do que no antecessor (2.893 mm), é compensada por secções dianteira e traseira mais curtas.
Os faróis estão divididos em duas partes, com as unidades de luz superiores, constituídas pelas luzes diurnas de quatro pontos, a realçar a largura do automóvel. Os módulos principais dos faróis, que podem ser equipados, opcionalmente, com tecnologia LED Matrix, estão posicionados numa zona inferior.
Por outro lado, a Porsche Active Aerodynamics (PAA), com elementos ativos e passivos e um coeficiente aerodinâmico de 0,25 permite que o modelo seja, segundo a marca, um dos SUV mais aerodinâmicos do mercado, o que impacta a autonomia e o consumo de energia (17,9 – 21,1 kWh/100 km em ciclo combinado para o Macan 4 e 18,8 – 20,7 kWh/100 km, para o Turbo).
O sistema PAA inclui o spoiler traseiro adaptativo, flaps ativos de arrefecimento nas entradas de ar dianteiras e cobertura flexível na parte inferior da carroçaria completamente selada. As "Air curtains" por baixo dos faróis e a extremidade dianteira inclinada otimizam o fluxo de ar. Na traseira, os rebordos laterais e o difusor asseguram a eficiência aerodinâmica.
Espaço
O espaço para bagagens aumentou neste Macan e, dependendo do modelo e do equipamento instalado, a capacidade da bagageira traseira pode chegar aos 540 litros, a que se somam os 84 litros disponíveis no denominado "frunk" (espaço disponível sob o capot), numa soma que equivale a mais 136 litros do que na geração anterior.
Condutor e passageiro dianteiro sentam-se até 28 mm mais baixo do que no Macan anterior (dependendo da versão e do equipamento) , enquanto os passageiros dos bancos traseiros vão até 15 mm mais baixos e com mais espaço para pernas.
Equipamento
O Macan pode ter até três ecrãs, onde estão incluídos o painel de instrumentos curvo de 12,6 polegadas e o ecrã central de 10,9 polegadas e o passageiro dianteiro também pode ver e controlar o sistema de infoentretenimento ou transmitir conteúdos de vídeo enquanto o veículo está em movimento através de um ecrã de 10,9 polegadas disponível como opcional.
O head-up display tem tecnologia de Realidade Aumentada, que permite integrar visualmente no mundo real elementos visuais como setas de navegação. A imagem é exibida ao condutor a uma distância de 10 metros e corresponde ao tamanho de um ecrã de 87 polegadas.
O sistema de infoentretenimento tem como base o sistema operativo Android Automotive OS e o Porsche Communication Management (PCM), disponível de série, permite que o assistente de voz “Hey Porsche” sugira rapidamente trajetos, incluindo paragens para carregamento. No novo Porsche App Center, os passageiros podem aceder diretamente a aplicações fornecidas por terceiros e instalá-las diretamente.
O Macan está equipado com a última geração de conceito de visualização com até três ecrãs, onde estão incluídos o painel de instrumentos curvo de 12,6 polegadas e o ecrã central de 10,9 polegadas. Pela primeira vez no modelo, o passageiro dianteiro também pode ver e controlar o sistema de infoentretenimento ou transmitir conteúdos de vídeo enquanto o veículo está em movimento através de um ecrã de 10,9 polegadas disponível como opcional.
O Macan é produzido de forma neutra em carbono na fábrica da Porsche em Leipzig. Os novos modelos já estão disponíveis para encomenda e serão entregues aos primeiros clientes durante o segundo semestre do ano. Os preços em Portugal começam nos 86.793 euros no Macan 4 e nos 118.846 euros no Macan Turbo.