Novo VW T-Roc "made in Portugal" aposta em motorizações híbridas e inovações tecnológicas
A Volkswagen apresentou a nova geração do T-Roc, o seu popular SUV compacto, produzido em Portugal, na fábrica de Palmela, que já vendeu mais de dois milhões de unidades em todo o mundo. O novo modelo chega com uma série de inovações, incluindo motores eletrificados e um design totalmente renovado.
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Uma das grandes novidades está na motorização. O SUV passa a ser equipado de série com blocos a gasolina turboalimentados com hibridização leve (eTSI), associados a uma caixa DSG de dupla embraiagem com sete velocidades. No arranque da comercialização estarão disponíveis duas versões de tração dianteira, com 116 cv e 150 cv. Mais tarde, será introduzida uma variante 4MOTION com motor 2.0 TSI, também eletrificado como híbrido moderado (MHEV).
Design renovado e mais espaço
O estilo foi reinterpretado, mantendo a silhueta reconhecível mas com maior dinamismo, especialmente nas extremidades dianteira e traseira. A frente aproxima-se da linguagem visual de modelos como o Tayron e o ID.7, enquanto a traseira adota linhas mais desportivas de inspiração coupé. Os faróis e grupos óticos em LED, com logótipos iluminados nas versões superiores, conferem-lhe um aspeto mais expressivo. A aerodinâmica também foi otimizada, reduzindo o coeficiente de arrasto em 10%.
As dimensões cresceram em todas as direções: o comprimento é agora de 4.373 mm (+122 mm) e a distância entre eixos aumentou 28 mm, melhorando o espaço nos lugares traseiros. A bagageira ganhou 20 litros adicionais, passando a oferecer 465 litros de capacidade.
Habitáculo mais sofisticado
O interior foi redesenhado com materiais de maior qualidade, incluindo revestimentos em couro sintético e superfícies iluminadas. A consola central apresenta novos detalhes práticos, como símbolos gravados nos porta-objetos e canais de refrigeração para o smartphone. Os puxadores das portas foram redesenhados para melhorar a ergonomia, enquanto o comando tátil para os modos de condução passa também a controlar funções multimédia e as novas "Atmospheres", que combinam luz e som para criar ambientes distintos a bordo.
Do ponto de vista tecnológico, o novo T-Roc aproxima-se dos modelos de segmentos superiores. O painel de instrumentos digital (Digital Cockpit) é maior e totalmente configurável, acompanhado por um ecrã central de até 12,9 polegadas. A base é a nova plataforma MIB4, que suporta o assistente de voz online IDA, agora com integração de inteligência artificial através do ChatGPT.
Entre os sistemas de assistência destaca-se o Travel Assist atualizado, que permite mudanças de faixa automáticas em autoestrada e adapta-se de forma preditiva a curvas, rotundas ou limites de velocidade. O Park Assist Pro permite estacionar e sair de lugares de forma totalmente autónoma, memorizando percursos de até 50 metros e podendo ser controlado remotamente via smartphone.
A estes juntam-se equipamentos já conhecidos, como Front Assist, Lane Assist e Side Assist, agora de série em grande parte da gama.
Gama híbrida
A aposta na eletrificação é clara. O T-Roc passa a contar com motores 1.5 eTSI de 116 cv e 150 cv, ambos associados a um sistema híbrido leve de 48V. Este conjunto inclui um alternador de arranque por correia e uma bateria de iões de lítio, permitindo ganhos de eficiência e um impulso adicional de 14 kW (cerca de 20 cv) e 56 Nm. Graças a esta solução, o motor pode desligar-se em fase de inércia, contribuindo para a redução de consumos e emissões.

A versão R-Line parte da configuração de 150 cv e acrescenta elementos mais desportivos. A marca confirma ainda que, numa fase posterior, o modelo contará com tração integral 4MOTION e motor 2.0 TSI com tecnologia híbrida moderada.
Para além do turbocompressor de geometria variável (VTG), os motores beneficiam do ciclo de combustão Miller e da gestão ativa dos cilindros (ACTplus), que desliga dois cilindros em carga parcial, otimizando a eficiência.

