João Pedro Freitas, 11 anos, de Mirandela, viu o mérito escolar ser distinguido pela iniciativa "Regresso às Aulas", uma parceria do Jornal de Notícias, Staples e Opticalia, que visa ajudar famílias em carência económica.
Corpo do artigo
"O segredo para ter boas notas é estudar muito. Quando tenho testes marcados, o pai, a mãe ou a mana ajudam-me a estudar os tópicos que a professora diz que vão sair no teste para ficar mais preparado", explica o jovem aluno, apontando Ciências como a disciplina preferida pois gosta "muito de fazer experiências e falar sobre animais e plantas".
Sempre pronto a ajudar professores e colegas, como o fez durante o 3.º Período, com as aulas através da plataforma Zoom, o aluno quer ter "uma profissão que ajudasse a melhorar o Mundo".
Com o prémio ganho, João Pedro pretende "comprar um computador, um disco rígido de memória para poder guardar as fichas". "Se sobrar alguma coisa, pensei em comprar algum material escolar", avança.
Por seu lado, Helena Freitas, que para além de João Pedro, tem mais duas filhas (Joana, de 24 anos, aluna de mestrado, e Maria Clara, de 7), salienta que o jovem "tem sido sempre bom aluno e é um menino solidário com os colegas".
Esta mãe, que está desempregada, enaltece a parceria do JN, Staples e Opticalia "por ser uma ajuda grande nos tempos atípicos que se avizinham". E justifica: "Dou mais valor ao estudo físico e à leitura, do que a computadores, mas como vivemos tempos tão incertos há necessidade de investir nos meios informáticos para eles poderem ser autónomos".
Perfil
Nome: João Pedro Rodrigues Freitas
Idade: 11 ano
Localidade: Mirandela
Ano a frequentar: 6.º
Aproveitamento: Nota "5" a tudo"
Quando for grande quero: Ter uma profissão que ajude a melhorar o Mundo
