O presidente dos Estados Unidos e o presidente francês "concordaram em unir esforços a favor do recomeço das negociações" sobre a crise grega, indicou fonte próxima do chefe de Estado francês.
Corpo do artigo
Durante uma conversa telefónica, Barack Obama e François Hollande "concordaram em conjugar esforços a favor de um recomeço das conversações para permitir resolver o mais rapidamente possível a crise e assegurar a estabilidade financeira da Grécia", declarou fonte próxima do chefe de Estado francês citada pela agência AFP.
A crise que opõe o Governo grego aos credores internacionais (Comissão Europeia, Fundo Monetário Internacional e Banco Central Europeu) assumiu um rumo inédito depois de o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, ter anunciado na sexta-feira à noite a convocação de um referendo para 5 de julho sobre o programa apresentado pelos credores para desbloquear ajuda financeira ao país.
No sábado, o Eurogrupo recusou-se a prolongar o programa de assistência financeira à Grécia que termina terça-feira, dia 30.
A Grécia, que enfrenta problemas de liquidez, arrisca-se a entrar em incumprimento, tendo de pagar até terça-feira à noite mais de 1,5 mil milhões de euros ao FMI.