Oito voos com partidas e chegadas a aeroportos portugueses com proveniência ou destino a França, onde decorre uma greve de controladores aéreos, foram cancelados.
Corpo do artigo
Os voos das 12 horas e das 19.30 horas com partida do aeroporto internacional de Lisboa e destino ao de Orly encontram-se cancelados, de acordo com a informação disponibilizada, pelas 07.45 horas, na página online da ANA - Aeroportos de Portugal.
Também os voos com chegada prevista a Lisboa provenientes do aeroporto francês de Beauvais (12.10 horas) e de Orly (12.20 horas, 17.35 horas e 18.45 horas) estão igualmente com a informação de cancelamento.
Quarta greve dos controladores aéreos franceses em menos de dois meses
Em relação ao aeroporto Sá Carneiro, no Porto, apenas dois voos estão afetados, nomeadamente um que parte com destino a Lille, pelas 11.35 horas, e um outro com proveniência de Tours, Val de Loire.
Na quarta-feira, a associação Airlines for Europe (A4E), que reúne várias companhias aéreas, pediu à União Europeia (UE) para que proteja os direitos dos passageiros, na véspera de uma nova greve dos controladores aéreos franceses.
Trata-se da quarta greve em menos de dois meses dos controladores aéreos franceses, que desde 2009 já convocaram 49 paralisações, segundo a A4E.
Em comunicado, o diretor-geral desta associação, Thomas Reynaert, pediu à Comissão Europeia e Estados-membros da UE para "atuarem e protegerem os direitos de milhões de passageiros europeus" afetados por greves "repetidas e desproporcionadas".
Segundo a agência Efe, a greve dos controladores aéreos em França, contra a reforma laboral, deverá provocar atrasos durante pelo menos 24 horas, cancelamentos e desvios.
A Lusa tentou contactar com a ANA, para apurar se estes cancelamentos estão diretamente relacionados com a greve dos controladores aéreos franceses, mas sem sucesso.