
Parcela do imposto que seria destinada ao Estado pode ser encaminhada para uma entidade à escolha dos contribuintes
Foto: Leonardo Negrão /Arquivo
Onze instituições solidárias juntaram-se numa campanha para apelar aos portugueses que doem 1% do seu IRS às organizações, destacando que o donativo não traz custos e faz a diferença na vida dos beneficiários.
"Basta que cada um de nós coloque uma cruz na declaração de IRS [Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares] e identifique o NIF [Número de identificação fiscal] da instituição que pretende ajudar. Esta pequena ação faz toda a diferença na vida de milhares de outras pessoas", disse a representante das organizações na campanha, Sofia Aguiar, citada em comunicado.
A campanha "Assino de Cruz. Sem custos para si. Com vantagem para todos" começou esta quinta-feira e apela à consignação de 1% do IRS dos contribuintes, isto é, uma parcela do imposto que seria destinada ao Estado é encaminhada para uma entidade à escolha dos portugueses.
As instituições de solidariedade social envolvidas na iniciativa são a "Acreditar - Associação de Pais e Amigos das Crianças com Cancro", a "Amnistia Internacional", a "APAV - Associação Portuguesa de Apoio à Vítima" e a "Associação Salvador", que apoia pessoas com deficiência motora.
A associação "Dress for Success® Lisboa" que ajuda mulheres a melhorarem a sua imagem profissional, a "FROC - Fundação Rui Osório de Castro", que investiga e informa os pais sobre questões relacionadas com a oncologia pediátrica e a "Just a Change", que reconstrói casas para pessoas carenciadas, também fazem parte da lista de instituições que aderiram à campanha.
Entre as 11 organizações estão ainda a "Make-A-Wish", que concretiza desejos de crianças com doenças graves, e a "Operação Nariz Vermelho", que leva palhaços aos serviços de pediatria dos hospitais.
Os portugueses também podem doar 1% do seu IRS às organizações "Médicos do Mundo" e "Médicos Sem Fronteiras", sendo que ambas prestam assistência médica às pessoas mais vulneráveis.
"Consignar o IRS é a forma mais fácil de ajudarmos alguém. Não tem qualquer custo para os contribuintes, mas tem um valor incalculável para as associações que estão no terreno a tentar ajudar", acrescentou Sofia Aguiar.
