Onze voos foram já cancelados e registam-se atrasos entre uma a três horas em vários outros devido à greve dos controladores de tráfego aéreo, informou, esta sexta-feira, a ANA - Aeroportos de Portugal na sua página de Internet.
Corpo do artigo
Segundo a mesma fonte, foram cancelados cinco voos com partida de Lisboa e dois com chegada à capital. No Porto e em Faro foram eliminadas duas ligações, em cada, uma de partida e uma de chegada.
A página de Internet da ANA dá ainda conta de vários voos com partidas ou chegadas previstas com um atraso relativamente ao agendado de entre uma a três horas.
Os controladores de tráfego aéreo voltam hoje a parar, cumprindo uma greve parcial que levou a TAP a cancelar cerca de 30 voos de médio curso.
Cinco sindicatos, que representam os trabalhadores da NAV, apresentaram novos pré-avisos de greves parciais para hoje e para os dias 17, 18, 24 e 25 de maio.
As paralisações vão decorrer em três períodos de duas horas por turno: das 07:00 às 09:00, das 14:00 às 16:00 e das 21:00 às 23:00 (hora do Continente e da Madeira).
Os sindicatos que representam os trabalhadores da NAV avançaram para a greve para contestar a "continuada" ausência de respostas do Governo para a situação de "instabilidade social sem paralelo" na empresa.
As estruturas sindicais dizem que, há mais de um ano, que estão a chamar a atenção dos governantes para "o prejuízo" que as medidas orçamentais em vigor estão a trazer para os funcionários, para a empresa e para o país.
A ANA - Aeroportos também informou que a greve vai afetar o tráfego aéreo e aconselhou os passageiros a confirmarem os voos antes de se dirigirem para os aeroportos.