A introdução de painéis comparativos dos combustíveis nas autoestradas provocou uma nivelação dos preços com um ligeiro aumento médio dos preços do gasóleo e da gasolina, revelou a Autoridade da Concorrência.
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"A introdução dos painéis comparativos [de preços dos combustíveis nas autoestradas] poderá ter resultado num ligeiro aumento médio dos preços do gasóleo e da gasolina 95 de 0,8 cêntimos/litros e 1,1 cêntimos/litro respetivamente, relativamente ao nível de preços que se poderiam esperar na ausência desses painéis", concluiu a instituição liderada por Manuel Sebastião.
Segundo o relatório divulgado, esta quarta-feira, pela Autoridade da Concorrência (AdC), a maior transparência de preços provocou também "uma redução substancial do número de preços distintos existentes em cada autoestrada para cada um dos combustíveis", uma situação "mais saliente no caso da gasolina do que no caso do gasóleo rodoviário".
A introdução de painéis eletrónicos comparativos de preços de combustíveis nas autoestradas, em 2009, uma decisão do Governo seguindo uma recomendação da AdC, que teve como objetivo promover a concorrência na venda de combustíveis, "não teve um impacto significativo no curto prazo", ao nível da estrutura de mercados.
"Enquanto a estrutura de mercado existente for caraterizada pela presença de operadores com o mesmo modelo de negócio, o efeito útil dos painéis comparativos será menor", concluiu a AdC na primeira análise ao impacto da decisão.
Segundo o relatório, a introdução dos referidos painéis "não alterou de forma relevante a rapidez de ajustamento de preços entre operadores nas autoestradas nacionais".
A redução na diversidade de preços verificou-se "de forma mais intensa nas autoestradas com uma estrutura de mercado menos concentrada e onde, simultaneamente, a procura é maior", acrescentou.
Ao nível dos preços, a introdução dos painéis terá provocado um ligeiro aumento médio dos preços do gasóleo e da gasolina, com impacto mais acentuado nas autoestradas com maior procura, como a A1, A2, A8 e A6.
A análise realizada pela AdC incidiu sobre os dois combustíveis rodoviários mais vendidos em Portugal e cujo preço é indicado nos painéis (gasolina 95 e gasóleo rodoviários) e abrangeu a totalidade dos postos (128 postos) existentes em 22 autoestradas localizadas em Portugal Continental.
O período de análise foi de 1 de janeiro de 2008 a 31 de agosto de 2010, isto é, 12 meses anteriores e 12 meses posteriores à introdução dos painéis nas autoestradas.