Para onde vai o nosso lixo? Descubra passo a passo
De nossa casa para o caixote, separado consoante o tipo e levado ao seu destino. O processamento é diferente consoante o tipo de lixo, sendo indiferenciado, como restos de comida, por exemplo, ou reciclável como o vidro, embalagens de plástico ou cartão.
Corpo do artigo
Todos os dias produzimos resíduos, no entanto, na azáfama do dia a dia nem sempre é fácil termos consciência da quantidade de lixo que descartamos. Entre sobras de comida, embalagens cujo conteúdo termina, ou o recibo que nos dão quando vamos beber um simples café tudo são resíduos que precisam de um destino final.
A Resulima, situada em Paradela, Barcelos, encarrega-se desse lixo, realizando a recolha seletiva dos resíduos que a população coloca nos ecopontos situados nos municípios de Arcos de Valdevez, Barcelos, Esposende, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo.
Esta recolha é feita através de camiões bicompartimentados, ou seja, a caixa do camião é dividida em duas partes e são recolhidos dois materiais ao mesmo tempo, mas estes materiais nunca se misturam uns com os outros.
Na chegada às instalações da Resulima, os resíduos são pesados e descarregados em tapetes diferentes: papel e cartão de um lado, plástico e metal do outro. As embalagens de vidro são descarregadas na plataforma de vidro. Os resíduos provenientes da recolha seletiva são posteriormente triados e encaminhados para valorização, que é como quem diz são transformados em recursos.
Os resíduos orgânicos passam por um processo de decomposição, originando, ao fim de alguns dias, um fertilizante que pode ser devolvido à terra.
Resulima... de resíduos a recursos.
Além de ser uma empresa de referência na valorização de resíduos, a Resulima valoriza a qualidade de vida dos cidadãos da sua área de intervenção geográfica, assegurando que os resíduos produzidos pela população se transformam em recursos.
