O preço do petróleo acentuou, esta terça-feira, a queda, caindo abaixo dos 100 dólares por barril em Londres, enquanto em Nova Iorque descia para o valor mais baixo num ano, reflectindo a inquietação sobre a zona euro e a turbulência das bolsas europeias.
Corpo do artigo
Às 12.10 horas, o barril de Brent do mar do Norte transaccionado em Londres, que serve de referência para Portugal, valia 99,32 dólares, o valor mais baixo desde 9 de Agosto, 2 por cento abaixo do preço de fecho de segunda-feira.
" mesma hora, o barril de "light sweet crude" (WTI), cotado em Nova Iorque, desvalorizava mais de 3 por cento para os 74,95 dólares, o nível mais baixo desde Setembro de 2010.
Os preços do petróleo estão a recuar seguindo a tendência de queda das bolsas, com os investidores a fugir de todos os activos considerados como riscos, tanto no mercado de acções como nas matérias-primas.
O impasse no apoio europeu à Grécia acentuou os receios dos investidores quanto a um possível incumprimento de Atenas e aumentou as inquietações relativas à solidez do sector bancário europeu face ao agravamento da crise das dívidas soberanas.