Peugeot apresenta Polygon: um "laboratório sobre rodas" para redefinir o futuro da condução

Protótipo antecipa futuro Peugeot 208
Foto: Stellantis
A Peugeot revelou o Polygon Concept, um novo concept car compacto - com menos de quatro metros - que antecipa a próxima geração de design, tecnologia e experiência de condução da marca. Descrito como um laboratório de inovação em movimento, o Polygon é o veículo que materializa aquilo que a Peugeot pretende colocar nas estradas já a partir de 2027.
Corpo do artigo
O grande destaque é o Hypersquare®, um volante de formato totalmente renovado, associado à direção eletrónica Steer-by-Wire, que elimina a ligação mecânica entre o volante e as rodas. Esta solução, comum na indústria aeronáutica, promete um controlo mais preciso e uma resposta mais rápida, oferecendo maior agilidade a baixa velocidade e estabilidade reforçada em ritmos mais elevados.
Com um ângulo máximo de 170 graus em cada sentido, o Hypersquare® reduz o número de movimentos necessários em manobras, aumentando o conforto e rapidez de utilização.
Integrado numa nova geração do Peugeot i-Cockpit®, o Hypersquare® abre caminho a uma ergonomia inédita: os principais comandos são acionados com os dedos através de quatro áreas circulares no volante.
Em vez de um ecrã tradicional no painel de instrumentos, todas as informações são projetadas diretamente no para-brisas através de um painel de Micro-LEDs, criando um ecrã virtual equivalente a 31 polegadas. Este sistema ajusta-se ao modo de condução - Cruise, Fun ou Hyper - harmonizando luzes exteriores, animações e ambiente interior.
Nova estética
O design do Polygon Concept antecipa as futuras linhas da marca: superfícies geométricas, proporções mais puras e uma nova assinatura luminosa em Micro-LEDs que reinventa as três garras tradicionais da Peugeot. Os elementos visuais são animados, criando diferentes efeitos consoante a configuração selecionada. Um ecrã no pilar C permite ainda verificar o nível de carga do veículo a partir do exterior.

Foto: Stellantis
A Peugeot aposta também na sustentabilidade, integrando materiais reciclados em várias zonas do habitáculo. Os tecidos utilizados resultam da reciclagem de bancos de antigos veículos Peugeot, enquanto os bancos combinam estruturas produzidas em impressão 3D com uma espuma moldada numa única peça.
A marca destaca que este processo reduz o número de componentes e simplifica montagem e desmontagem, tornando o veículo mais leve, eficiente e fácil de reparar ou atualizar ao longo da vida útil.
Interior luminoso
A personalização é outro dos pilares do Polygon Concept. Muitos elementos - do volante aos embelezadores das rodas, passando por detalhes do painel de instrumentos-podem ser substituídos em poucos minutos e a GoodYear desenvolveu ainda pneus com gravações a laser coloridas e tecnologia inteligente SightLine, que recolhe dados em tempo real sobre desgaste e condições da estrada, adaptando automaticamente as informações apresentadas ao condutor.

Foto: Stellantis
No interior, o espaço foi totalmente repensado, com maior luminosidade graças à ampla superfície vidrada e ausência de pilar B. Os ocupantes dispõem de zonas modulares para arrumação e a sensação de amplitude é reforçada pelo para-brisas que avança sobre o habitáculo.
Universo Fortnite
Para mostrar o potencial deste concept car, a Peugeot criou três configurações distintas - Urban, Player e Explorer - que evidenciam diferentes estilos e estados de espírito. Estas variantes foram apresentadas pela primeira vez na Polygon City, uma ilha virtual no universo Fortnite, onde os utilizadores podem explorar o veículo em ambiente digital.

Foto: Stellantis
A marca sublinha que o Polygon Concept não é apenas um exercício de estilo, mas um antecessor direto de futuras soluções que chegarão ao mercado. A partir de 2027, várias das tecnologias estreadas neste concept - incluindo o Hypersquare® e a direção Steer-by-Wire - serão introduzidas em modelos de produção.

