Os dados do Instituto Nacional de Estatística revelam que, em 2011, os portugueses ganhavam 77,4% da média dos seus parceiros europeus, uma descida face a 2010, onde o valor era de 80,3%. Dentro da zona euro, só a Estónia e a Eslováquia é que são mais pobres do que Portugal.
Corpo do artigo
O Produto Interno Bruto (PIB) expresso em paridades de poder de compra (PPC) estava em Portugal 22,6% abaixo da média dos países da União Europeia (UE) no ano passado, revelou esta quinta-feita, o Instituto Nacional de Estatística (INE).
De acordo com a lista divulgada também pelo gabinete de estatísticas da UE, o Eurostat, o Luxemburgo está à frente, já que no ano passado o nível de riqueza era de 271%. Seguia-se a Holanda com 131%.
Na tabela há oito países da UE onde os cidadãos, em média, são mais pobres do que em Portugal: Eslováquia, Estónia, Lituânia, Hungria, Polónia, Letónia, Roménia e, no fim da tabela, a Bulgária, onde cada cidadão do país ganhou, em 2011, 46% da média europeia.
Assim, dentro da zona euro, só a Estónia e a Eslováquia é que são mais pobres do que Portugal.
O indicador do Produto Interno Bruto (PIB) medido em PPC permite fazer estimativas para os agregados da despesa ajustados das diferenças de preços relativos de 37 países da União Europeia.
Em novembro, nas últimas previsões divulgadas, a Comissão Europeia antecipou que o PIB 'per capita' português deverá continuar em divergência relativamente ao dos parceiros comunitários, e em 2014 será apenas 51,7% da média da Europa a 15.
Este será o nível mais baixo desde 1997, quando o PIB 'per capita' português estava nos 50,8% da média da UE15.
Quando Portugal aderiu à então CEE, em 1986, o PIB 'per capita' português era apenas 33,3% da média dos quinze. O nível mais alto foi atingido em 2009: 57,8%.