
Polestar 5 já pode ser configurado e encomendado online
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Com até 884 cavalos de potência, uma arquitetura elétrica de 800 volts e uma presença que combina elegância e desempenho, o novo Polestar 5, apresentado no Porto em estreia ibérica, pretende abrir um novo capítulo na eletrificação premium.
Inspirado no protótipo Precept, o P5 assenta na Polestar Performance Architecture (PPA), uma nova plataforma em alumínio colado e curado a quente, que oferece uma rigidez torsional superior à de um superdesportivo de dois lugares.
Com 5,08 metros de comprimento e 1,42 metros de altura, o Polestar 5 exibe proporções equilibradas e uma silhueta fluida. O perfil aerodinâmico em forma de asa e a traseira tipo Kamm (cortada abruptamente ) contribuem para um coeficiente aerodinâmico de somente 0,24, assegurando eficiência e estabilidade.

Os faróis de lâmina dupla com tecnologia Pixel LED e a secção dianteira SmartZone™ - que concentra sensores, radar e câmaras - exprimem o ADN tecnológico da marca. A traseira apresenta uma barra de luz contínua com ventilação funcional, reforçando o caráter técnico e escultural do design.
Disponível em seis cores, incluindo os acabamentos foscos Storm e Magnesium, o Polestar 5 destaca-se também pelas jantes de 20 a 22 polegadas e pelas proporções que equilibram robustez e leveza visual.
Luxo responsável
O habitáculo traduz a filosofia sueca do luxo consciente, aliando tecnologia, ergonomia e materiais sustentáveis. Os bancos Recaro combinam uma posição de condução baixa e envolvente com um apoio lateral reforçado, transmitindo uma sensação de GT puro.
De série, são revestidos em MicroTech Charcoal, com opção de couro Nappa Bridge of Weir, livre de crómio e proveniente de subprodutos naturais da indústria alimentar. Este couro incorpora aquecimento, ventilação e função de massagem, integrados em um sistema de climatização de quatro zonas.

Nos lugares traseiros, a configuração é de 4+1 lugares, com assentos individuais reclináveis e um apoio de braço central funcional. A estrutura do teto panorâmico, com dois metros de comprimento e 1,25 metros de largura, foi deslocada para trás, criando mais espaço e luminosidade para os passageiros.
Materiais naturais e reciclados percorrem todo o interior. As fibras de linho BComp™, a trama ampliTex™ e o revestimento UltraSilent da AutoNeum substituem plásticos tradicionais, reduzindo em até 50% o uso de materiais fósseis e diminuindo o peso global do habitáculo. Tapetes feitos de redes de pesca recicladas e painéis em PET reciclado completam o ambiente ecológico e minimalista.
Tecnologia e conetividade
O centro do habitáculo é dominado por um ecrã de 14,5 polegadas com sistema operativo Android Automotive OS, que integra Google Maps, Google Assistant e Google Play. O sistema oferece atualizações remotas (OTA) e permite personalizar blocos dinâmicos de informação para cada utilizador.
O painel de instrumentos digital de 9 polegadas e o head-up display de 9,5 polegadas mantêm as informações essenciais na linha de visão do condutor, complementadas por um volante verticalizado e bancos de condução rebaixados.

O sistema de som Bowers & Wilkins, opcional, inclui 21 altifalantes, tecnologia Tweeter-on-Top e uma potência de 1.680 watts, transformando o automóvel numa sala de concerto sobre rodas. A iluminação ambiente por laser percorre todo o interior e é acompanhada por cancelamento ativo de ruído.
Performance elétrica
O Polestar 5 é proposto em duas versões, ambas com tração integral (AWD), sendo que o Dual Motor oferece 550 kW (748 cv) e 812 Nm, acelerando dos 0 aos 100 km/h em 3,9 segundos.
A versão de topo, a Performance, eleva a potência para 650 kW (884 cv) e 1.015 Nm, cumprindo o mesmo exercício em apenas 3,2 segundos.
Ambas as versões atingem 250 km/h de velocidade máxima e utilizam uma bateria de 112 kWh (106 kWh úteis) de tecnologia NMC. A arquitetura elétrica de 800 V permite carregamentos ultrarrápidos até 350 kW, completando 10 a 80% em apenas 22 minutos.
A autonomia atinge 670 km (WLTP) na versão Dual Motor e 565 km na Performance, com consumos médios de 17,6 a 18,3 kWh/100 km e 20,9 kWh/100 km, respetivamente.
Chassis e comportamento
A base do Polestar 5 é a nova Polestar Performance Architecture, desenvolvida inteiramente pela marca. A suspensão de duplo triângulo dianteiro e traseiro, os amortecedores MagneRide adaptativos (leem a estrada até 1 000 vezes por segundo e podem reagir até três milissegundos graças ao fluido magnetoreológico) e os travões Brembo de quatro pistões visam garantir uma condução equilibrada entre conforto e resposta dinâmica.

Os pneus Michelin Pilot Sport EV, criados especificamente para o modelo, oferecem aderência elevada e eficiência energética,
"A estreia ibérica do Polestar 5 é um marco na expansão da marca na Península. Este modelo encapsula o que a Polestar representa: design intemporal, inovação tecnológica e performance elétrica responsável", sublinha Miguel Pinto, diretor-geral da Polestar Portugal.
O Polestar 5 Dual Motor está disponível em Portugal com preço indicativo de 122.600 euros, enquanto o Performance parte dos 146.400 euros. As encomendas já começaram, com entregas previstas para o segundo trimestre de 2026.
Rosa Mota, a campeã olímpica, será um dos primeiros clientes do novo modelo.

