Chegou ao mercado o Polestar 4, um SUV coupé com a caraterística única de não ter vidro traseiro, com a retrovisão a ser assegurada por uma câmara de vídeo. Este luxuoso estradista é, igualmente, o modelo mais rápido da história da marca. Está disponível em duas versões, apresentadas em Madrid.
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O Polestar 4 assume a nova linguagem estética da marca, distanciando-se da Volvo (a marca era detida pela marca sueca e pela chinesa Geely), em particular nos que diz respeito às óticas dianteiras, agora tripartidas.
Mas o que chama mais a atenção é a ausência de vidro traseiro e a inclusão de uma câmara de vidro no tejadilho, com as imagens a serem reproduzidas no retrovisor interior. Uma ideia que não é nova, mas que outros fabricantes usam para assegurar a visão para a retaguarda quando a bagageira está cheia até ao teto.
No Polestar 4 a escolha foi ditada pelo recuo do pilar C, feito de molde a permitir mais espaço para os passageiros do banco traseiro, pois o tejadilho começa a descer já para lá dos encostos de cabeça. E é ali que se viaja melhor.
O enorme teto panorâmico (sem cortina) e duas pequenas janelas laterais asseguram uma inesperada luminosidade e a regulação elétrica dos bancos permite encontrar facilmente a posição mais relaxante para desfrutar da viagem.
Mas a retrovisão por câmara de vídeo exige alguma habituação, pois à imagem que nos surge falta profundidade. De qualquer modo, e para quem tem crianças, o retrovisor interior tem um espelho normal que permite ver quem está nos bancos traseiros. A mudança é feita por uma patilha.
Elevado nível de conforto
Este grande SUV (4,84 metros de comprimento, para uma largura de dois metros e uns impressionantes 2,99 metros de distância entre eixos) prima pelo elevado conforto de rolamento e pela bem cuidada insonorização.
É vendido nas versões Long Range Single Motor (um motor, 272 cavalos e 343 Nm de binário) e Long Range Dual Motor (544 cavalos e 688 Nm), com autonomias de até 620 e 590 quilómetros, respetivamente. A mais potente permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,8 segundos, tornando-o no modelo da marca mais rápido de sempre .
Os percursos escolhidos pela marca para os primeiros ensaios dinâmicos incluíam algumas dezenas de quilómetros em autoestrada e mesmo a velocidades elevadas (130/140 km/h) foi possível manter uma conversa num tom de voz normal.
Quando entramos em zonas mais sinuosas vem ao de cima o bom trabalho conseguido no compromisso entre conforto e comportamento. O baixo centro de gravidade permite alguma euforia ao volante desde que tenhamos em conta que o Polestar mais leve pesa 2,23 toneladas, chegando às 2,35 na versão mais potente.
Começamos por conduzir o Dual Motor e, sem surpresa, ficamos colados ao banco quando aceleramos a fundo. A suspensão adaptativa, apenas disponível nesta versão, dispõe de amortecedores ativos com controlo contínuo de amortecimento desenvolvidos pela ZF e permite controlar bem os movimentos da carroçaria.
O carro está equipado com sensores para detetar e contrariar os movimentos de inclinação transversal e longitudinal. O condutor pode selecionar uma suspensão "standard", "ágil" ou "firme" no ecrã central.
No outro prato da balança, os 272 cavalos da Single Motor movem sem problema as 2,23 toneladas. Esta versão é menos rápida, mas a velocidade máxima é igual (200 km/h).
A direção é precisa e os travões oferecem um bom tato, o que nem sempre acontece com automóveis elétricos. Uma palavra ainda para a Condução Autónoma de Nível 2, que permite uma grande fluidez nos movimentos do carro e, caso algo aconteça ao condutor e após alguns alertas, aperta os cintos, liga os quatro piscas e encosta na berma.
A regulação dos níveis de regeneração permite rolar em modo "roda livre" e, assim, aumentar a autonomia, pois conseguimos percorrer largas centenas de metros sem gastar energia. Preferíamos fazê-lo em patilhas no volante, mas a Polestar obriga-nos a ir ao ecrã central onde, aliás, se concentram os controles da maior parte das funções do carro, incluindo a abertura do porta-luvas.
Gostamos da qualidade dos materiais, boa parte deles reciclados e que provam como é possível conciliar luxo com a defesa do ambiente. Aliás, de acordo com Miguel Pinto, diretor-geral da Polestar Portugal, este é um dos automóveis do mercado com "menor pegada ambiental".
A bateria de iões de lítio tem uma capacidade nominal de 100 kWh (94 kWh úteis) e aceita uma potência de carregamento de 22 kW em Corrente Alterna (CA) e de 200 kW em Corrente Contínua (CC), permitindo, no primeiro caso, carregar dos 0 aos 100% em 5,5 horas. Em CC demora meia hora para ir dos 10 aos 80%.
O Polestar 4 tem o sistema operativo Android Automotive, com Google integrado, facilitando a interação dos nossos dispositivos móveis com o o carro. Podemos, por exemplo, interagir com o Google Home e, enquanto conduzimos, regular o ar condicionado da nossa casa ou ligar um eletrodoméstico. Ou o inverso e, estando ainda em casa, verificar o nível da bateria do carro e alterar a temperatura, entre muitas outras funções que podem, ser ativadas.
Entre muitas particularidades, o Polestar te um modo "Animal" e de "Estacionamento" no ar condicionado, que permite manter o habitáculo a uma temperatura adequada durante oito horas.
Finalmente uma gama
Este segundo lançamento da Polestar marca o início de uma gama, com o 4 a juntar-se ao pioneiro 2. Cabe aqui um parêntesis para assinalar alguma incongruência na denominação dos modelos, porquanto o SUV topo de gama será o 3, também já apresentado a Imprensa. Vão seguir-se a berlina 5, que deverá ver a liz do dia no próximo ano e o roadster 6, apontado para 2026.
"Estes dois Polestar são muito importantes para nós, pois temos finalmente uma gama. O 3 irá ser também produzido nos Estado Unidos e o 4 na Coreia do Sul, permitindo-nos ficar blindados contra restrições impostas a veículos fabricados na China [país onde a marca tem fábrica]. Estamos a muscular a marca e, no que diz respeito a Portugal, vamos estar em breve implantados na zona de Lisboa, seguindo o Algarve", revelou Miguel Pinto.
Os preços do Polestar 4 vão dos 68 mil euros (Single Motor) aos 75 mil do Dual Motor.