Porsche ampliou a linha do 911 com a introdução de três novas variantes com tração integral do Carrera 4S - Coupé, Cabriolet e o Targa. Os novos modelos estão equipados com um motor boxer de seis cilindros e 3 litros biturbo, debitando 480 CV . O lançamento coincide com o 60º aniversário do icónico 911 Targa.
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Os modelos com tração integral são projetados com uma dinâmica de condução predominantemente orientada para as rodas traseiras mas, no entanto, o sistema Porsche Traction Management (PTM) é capaz de distribuir binário adicional para o eixo dianteiro conforme necessário, garantindo assim tração máxima e estabilidade em diversas condições de condução.
Este sistema, tal como nos modelos anteriores, utiliza um conjunto de embraiagem eletromecanicamente controlado no diferencial dianteiro, que continua a ser de refrigeração a água. As relações de transmissão foram apenas ligeiramente ajustadas.
O aumento de 30 CV (22 kW) em relação aos modelos anteriores é resultado da inclusão de um sistema intercooler otimizado, herdado diretamente do 911 Turbo. A potência é eficientemente distribuída para as quatro rodas através da transmissão automática de dupla embraiagem (PDK) de oito velocidades.
O 911 Carrera 4S Coupé, quando equipado com o Pacote Sport Chrono, é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,3 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 308 km/h.
História com 60 anos
O Porsche 911 Targa celebra 60 anos, mantendo a sua essência que combina o prazer de um descapotável com o conforto de um coupé. A versão original, lançada em setembro de 1965, no Salão Internacional do Automóvel em Frankfurt, surgiu como resposta às preocupações de segurança nos Estados Unidos em relação aos descapotáveis tradicionais, sendo apelidada de “safety cabriolet”.
A elegante barra de proteção, inspirada no desporto motorizado, juntamente com um teto removível e uma janela traseira rebatível, oferecia aos condutores uma experiência de descapotável com maior segurança. O nome "Targa" foi uma homenagem à famosa corrida de resistência siciliana, a Targa Florio.
Ao longo de seis décadas, o Porsche 911 Targa tornou-se um verdadeiro ícone, constantemente aprimorado em termos de engenharia e design.
Com a introdução da geração 993 do 911 Targa, em 1993, a remoção manual do teto deixou de ser necessária e desde 2006, esta variante está disponível apenas com tração integral.
A partir de 2014, foram introduzidos mecanismos de abertura do teto totalmente automáticos: em apenas 19 segundos, o veículo transforma-se de coupé em descapotável, numa sequência coreografada onde o vidro traseiro se dobra para trás e o segmento do teto se dobra elegantemente.
A barra de proteção e o vidro traseiro são uma clara reminiscência do modelo original. Atualmente, o módulo do teto do Targa está disponível em quatro cores: preto, azul, vermelho e castanho.
Mais equipado
O equipamento de série foi significativamente melhorado em comparação com os modelos anteriores, incluindo agora Jantes Carrera S de 20/21 polegadas com design atualizado, Sistema Porsche Torque Vectoring Plus (PTV+), um sistema de escape desportivo, travagem herdada dos modelos GTS, com pinças de travão em vermelho e discos de 408 mm no eixo dianteiro e 380 mm no eixo traseiro e rodas traseiras direcionais (de série no 911 Targa 4S).
As versões Cabriolet e Targa vêm equipadas com bancos traseiros, enquanto o Coupé é um veículo de dois lugares de série, com a opção de incluir o sistema de bancos traseiros sem custos adicionais.
O interior é revestido em pele e, de série são, igualmente, os faróis LED Matrix e o carregamento de smartphones sem fios, entre outro equipamento.
Os novos modelos já estão disponíveis para encomenda em Portugal. O Carrera 4S Coupé custa a partir de 200.263 euros, Cabriolet começa nos 216.233 euros e o Targa 4S a partir de 218.692 euros.