O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto voltou a distinguir empresas e enólogos cujos projetos são casos de sucesso nas áreas do enoturismo e da vitivinicultura, no âmbito das celebrações do Port Wine Day.
Corpo do artigo
As distinções deste ano, sob a égide de “Douro + Sustentável”, foram atribuídas a Jorge Lourenço, enólogo da empresa Vinilourenço, na categoria Enologia, ao projeto i-Grape (da Sogrape) na categoria Viticultura, à Quinta de S. Luíz (Sogevinus) na categoria Enoturismo, e a enóloga Rita Marques (Conceito Vinhos), na categoria Revelação.
“A sustentabilidade é a chave para garantir que este tesouro perdure. As mudanças climáticas, a pressão sobre os recursos naturais e os desafios socioeconómicos são realidades que não podemos ignorar. Através destas distinções, queremos inspirar toda a comunidade do Douro a abraçar a sustentabilidade como um valor central em todas as nossas atividades", declarou o presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, Gilberto Igrejas, sublinhando os compromissos com a inovação, o respeito pela natureza e as gerações futuras.
"O Douro merece continuar a ser um lugar mágico, onde a tradição se une à vanguarda, e onde os vinhos são verdadeiras obras de arte que refletem o terroir único da nossa região. É esse trabalho, empenho e dedicação que hoje estamos aqui a homenagear", reiterou.